Amanhã

Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará - OSUECE, em sua série Concertos Sinfônicos, apresenta-se nesta quarta-feira, 8 de julho, às 19h30, no palco principal do Theatro José de Alencar. Sob a regência do maestro convidado Marcio Landi, o concerto terá como solista convidado o clarinetista Johnson Machado. No repertório, Abertura La Gazza Ladra, de Rossini, Três Paisagens Brasileiras para Clarineta e Cordas, de Beethoven Cunha, Primeira Rapsódia para Clarineta e Orquestra, de Claude Debussy, e Série Brasileira, de Alberto Nepomuceno. A entrada é gratuita.

Criada em 2009, a OSUECE é formada por 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. Tem um conjunto variado de obras em seu repertório, de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade composicional no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares e obras do repertório tradicional sinfônico. A orquestra tem como diretor artístico e regente titular o prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA. Coordenador e professor de composição do Curso de Música da UECE, o maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988.

SOLISTA CONVIDADO

clarinetista Johnson Machado, solista convidado, é Doutor em música (Performance em Clarineta) pela The University of Kansas/EUA, Mestre em Música (Performance em Clarineta) pela The University of Miami (1998). Especializou-se pela UFRJ (1994) e graduou-se em Clarineta pela Universidade de Brasília (1991). No Brasil, participou da Banda do Colégio Piamarta, estudou no Conservatório Alberto Nepomuceno e no Curso de Licenciatura da Universidade Estadual do Ceará/UECe (1986), em Fortaleza; no Conservatório de Tatuí/SP (1987).

Atuou sob a Batuta dos Maestros Isaac Karabtchevsky, Henrique Morelenbaum, Sílvio Barbato, Ernani Aguiar, Leonardo Bruno, Helder Trefzger, Modesto Flávio, Glicínia Mendes, Thomas Sleeper, Gary Green, John Lynch, David Neely, Emílio de Cesar, Joaquim Jayme, entre outros. Nos EUA, participou do Brevard Music Festival, estudando com o Prof. Steve Cohen, bem como Masterclass com Elsa Verderhn, David Shrifin, Maurita Mead, Loren Kitt, Paul Garner e Michael Wayne. Já se apresentou como solista com a Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Filarmônica do ES, Camerata do SESI, Orquestra Jovem de Goiás e Sinfônica de Goiânia.

O instrumentista atuou ainda como professor na Faculdade de Música do Espírito Santo (1992 a 1995 / 1998 a 2005), como Principal Clarinetista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (1990 a 1995 / 1998 a 2005), do Zelten Trio, do Vitória-Kegelstatt Trio, Fames Big Band, Grupo Choramingando (Fundador) e do Quarteto Vitória Jazz.

Desenvolve pesquisa sobre Música Contemporânea, Choro e Jazz. É compositor, arranjador e saxofonista, tendo lançado, em 2004 o CD solo Choramingando, onde assina todas as composições. Johnson Machado participou do ClarinetFest2008, Festival realizado pela International Clarinet Association, na cidade de Kansas City/EUA, onde estreou a obra Sonatina (2007) para Clarineta & Piano, bem como a execução da peça Estudo I (solo), ambas de sua autoria. Atualmente integra o Assum Trio/UFG, com a qual se apresentou em 2013 na The University of North Texas/EUA e na Sala Cecília Meireles em Março de 2015.

MAESTRO MARCIO LANDI

Marcio Landi foi o diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho desde sua criação, em 1996. Em 2009 foi agraciado com a renomada bolsa Fulbright, promovida pelo governo norte-americano que, em parceria com o governo brasileiro por meio da Capes, possibilitou-lhe concluir seus estudos de regência conferindo-lhe o título de Doctor of Musical Arts in Orchestral Conducting pela University of Missouri-Kansas City. Desde que retornou ao Brasil, em 2013, colaborou como maestro convidado da Orquestra do Estado do Mato Grosso, além de atuar à frente da Orquestra de Sopros da Universidade Estadual do Ceará. No campo acadêmico, lecionou, durante três anos, harmonia, análise e regência na Faculdade Santa Marcelina. Atualmente é professor de regência do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará, e Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Sopros.

Marcio Landi é Bacharel em Composição e Regência pelo Instituto de artes da Universidade Estadual Paulista, obteve, com distinção e louvor, o título de Mestre em Artes pela mesma instituição sob orientação do Prof. Dr. Régis Duprat, possuindo dois livros publicados na área de musicologia histórica. Teve sua formação inicial orientada pelos professores H. J. Koellreutter e Sérgio Bizetti. Participou dos principias festivais de música como o Ars Academy da Istituizione Sinfonica di Roma, Festival Internacional de Artes da Fundação Eleazar de Carvalho, Festival de Inverno Campos de Jordão, The Conductors Retreat at Medomak entre outros.

OSUECE

A OSUECE é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É sobretudo uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade.

A Reitoria e Vice-Reitoria da UECE, as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis–PRAE, de Extensão–PROEX, de Pesquisa e Pós-Graduação–PROPGPq, assim como a Coordenação do Curso de Música da UECE, Imprensa Universitária, Fundação Eleazar de Carvalho e Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FUNCEPE, têm dado importantíssimo apoio à Orquestra.

Sede da OSUECE - Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Campus do Itaperí - Bloco F. Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - Fortaleza - CEP: 60.714.903. Tel.: (85)3101.9760.  E-mail: osuece@uece.br. t: @OrquestraOSUECE. f: Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará.

SERVIÇO

Concerto Sinfônico da OSUECE - Nesta quarta-feira, 08 de julho, às 19h30, no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza.  Livre. Grátis. Tel: (85)3101.2583.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses