Afetos Urbanos

Estão abertas até 28 de julho, as inscrições para oficina de fotografia com Marília Oliveira e Régis Amora. A oficina integra o projeto Afetos Urbanos, que está com exposição em cartaz no Espaço Cultural Correios Fortaleza (ECC-Fortaleza), e tem como proposta o alargamento da percepção do participante acerca de questões relacionadas à fotografia, como composição, leitura de imagens e elaboração de narrativas visuais, a partir de exercícios práticos. A oficina acontece entre os dias 1º e 8 de agosto, de 9 às 12 horas, no ECC(Rua Senador Alencar, 38 - Centro).
No total, são 15 vagas e os interessados devem enviar por e-mail (urbanosafetos@gmail.com) com os seguintes dados: nome completo, telefone de contato, nível de escolaridade e qual equipamento possui (câmera fotográfica ou celular). Os dados serão analisados e o candidato selecionado receberá e-mail de confirmação, informando data, horário e local de realização da oficina. As inscrições e a oficina são gratuitas.
Sobre Afetos Urbanos - O projeto, convidado para celebrar os 10 anos do Espaço Cultural Correios Fortaleza, traz o olhar deMarília Oliveira e Régis Amora sobre o Centro da Capital. Trata-se de uma exposição de fotografia expandida, na medida em que dialoga com outras linguagens artísticas – como o grafite e o estêncil -, propondo uma releitura das memórias afetivas de moradores, trabalhadores e frequentadores do centro da cidade. O projeto parte de entrevistas informais e registros do cotidiano desses personagens, que habitam o espaço do entorno da Agência Central dos Correios em Fortaleza, sendo a exposição composta por22 fotografias, além de vídeos documentais.
Através do projeto, que conta com o patrocínio dos Correios e apoio cultural do Serviço Social do Comércio (SESC-CE) e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, os artistas vivenciaram durante mais de seis meses, manhãs e tardes de encontros com pessoas que transitam, moram e/ou ocupam o Centro, colhendo depoimentos, ouvindo suas estórias, criando imagens e, sobretudo, reconhecendo a partir dessas pessoas aquele local tão cheio de importância e significados. “Essas memórias afetivas ganham o espaço expositivo, promovendo a valorização do patrimônio imaterial fortalezense e sua importância na constituição dos sujeitos enquanto seres coletivos”, explica o curador da exposição, Fernando Jorge.
O projeto Afetos Urbanos se destaca, então, pela narrativa em transmídia. “Cada suporte abarca em sua especificidade uma face da narrativa, e o espectador terá uma experiência mais completa experimentando cada uma delas”, explica o fotógrafoRégis Amora. Assim, a exposição traz algumas fotografias com intervenção em grafite e estêncil do Acidum Project, vídeos documentais com as entrevistas desses personagens do Centro, e os cadernos dos artistas, contendo anotações, planejamentos e observações dos autores sobre a experiência, que poderão ser consultados pelos visitantes. O público também será convidado a intervir em uma parede, com técnicas utilizadas pelos artistas, como grafite, estêncil e costura.
Além disso, o projeto se desdobra por outros caminhos, reverberando em outras mídias, como o site e um livro, com previsão de lançamento em agosto. O site (www.afetosurbanos.com.br) irá apresentar algumas imagens da exposição, informações gerais sobre o projeto e disponibilizar para download o material educativo desenvolvido especialmente para utilização de escolas de ensino fundamental e médio. O site também irá abrigar um mosaico de afetos feito pelo público a partir de postagens no Instagram com a hashtag #afetosurbanos. “Assim, cada um poderá contribuir com seu olhar sobre o Centro da cidade”, reforça a fotógrafa Marília Oliveira.
Durante o período da exposição, serão realizadas oficinas, palestras e exibição de curtas abertas ao público, além de visitas guiadas para estudantes da rede pública de ensino. “Dessa forma, o Espaço Cultural Correios, que investe sistematicamente no fomento à arte e cultura, amplia o acesso do público às exposições e demais ações culturais que promove ao longo dos seus 10 anos de atuação em Fortaleza”, pontua a assessora de comunicação dos Correios no estado, Soraya Barros.

Saiba mais sobre os artistas do projeto Afetos Urbanos
Régis Amora - Diretor de Comunicação do Ifoto. Membro fundador do Descoletivo. Facilitador de Cursos/ Oficinas de Fotografia. Participou de exposições individuais e coletivas em Fortaleza, além de trabalhos expostos na Paraíba (Pomar de Corpos), Espanha (Corpos) e Portugal (Para Jablonsky, uma cidade). Teve trabalhos publicados nos jornais O Povo, Jornal da Paraíba, Revista Digital Photographer Brasil e Revista Olho de Peixe. Experimenta, ainda, a linguagem do audiovisual. Com o Descoletivo, participou do Festival Encontros da Imagem, em Portugal, em setembro de 2014, com exposição no Museu Pio XII.
Marília Oliveira - Diretora do IFOTO – Instituto de Fotografia do Ceará -, onde ministra cursos de fotografia básica e desenvolve atividades educativas e de fomento e difusão da fotografia. Membro fundadora do Descoletivo, coletivo de fotógrafos que realiza ações de intervenção urbana trazendo à rua exposições itinerantes. Participa da publicação fotográfica Olho de Peixe, pioneira no Ceará, atualmente em sua terceira edição. Investe em pesquisa etnográfica desde 2007 acerca da infância em situação de risco, mapeando o estado do Ceará através das experiências cotidianas de crianças socialmente vulneráveis e vítimas de violência. Participou dos Encontros de Agosto de 2013, com o trabalho “Francisco e Eu”. Integrou exposições coletivas no Centro Cultural Dragão do Mar, Memorial da Cultural Cearense, UECE, Etufor, Travessa da Imagem, SESC e no Museu Pio XII em Braga, Portugal – no festival Encontros da Imagem, junto ao Descoletivo –, e em João Pessoa, Paraíba, no Festival Mundo.

SERVIÇO
Exposição Afetos Urbanos
Visitação:De 14/07/15 a 12/09/15, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados, das 8h às 12h. Entrada franca.
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (R. Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza).
Telefone:(85) 3255-7262e fone para agendamentos de visitas guiadas (85) 3255-7142
Grátis
Oficina de fotografia:Dias 01/08 e 08/08, das 9h às 12h
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (R. Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza).
Inscrições por e-mail: urbanosafetos@gmail.com
Telefone:(85) 3255-7262
Grátis
Programação Especial Espaço Cultural Correios 10 anos – projeções, visitas guiadas com artistas e exibição de filmes de curta-metragem: Dia 05/08, de 8h às 17h. Entrada franca.
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (R. Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza).
Telefone:(85) 3255-7262
Grátis
Lançamento do livro Afetos Urbanos: Dia 18/08, às 19h.
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema - Fortaleza).
Telefone: (85) 3488-8600

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses