ABAD em Fortaleza


 
 14/07/2015
 
 
ABAD 2015 FORTALEZA: o maior encontro
nacional de agentes de distribuição

 
 
Com ações focadas no fortalecimento da parceria entre Canal Indireto e Varejo, o evento mais aguardado pelo setor terá uma programação de alta qualidade, com os melhores especialistas do país, incluindo palestra inaugural sobre o tema ‘ética’ comandada pelo ministro Joaquim Barbosa; a feira, com cerca de 150 expositores, ocupará 30 mil m2 do Centro de Eventos do Ceará. A expectativa é gerar mais de R$ 20 bilhões em negócios.

 
 São Paulo, 14 de julho de 2015 – A ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) realiza em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará – CEC, entre os dias 3 e 6 de agosto, a 35ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor – ABAD 2015 FORTALEZA, o maior encontro do segmento atacadista distribuidor na América Latina e, segundo os próprios visitantes, a melhor feira de negócios do Brasil, que atrai convencionais de todo o país e também do exterior. São aguardadas mais de 30 mil visitações ao longo de quatro dias de evento, incluindo caravanas de empresários vindas das 27 filiadas estaduais da entidade.
O encontro, que terá como tema “ABAD 360o – Indústria, Agente de Distribuição e Varejo. Juntos gerando oportunidades”, é uma realização conjunta da ABAD e de sua filiada e anfitriã do evento a ACAD – Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados, com o apoio do Governo do Estado do Ceará. O foco principal das ações em 2015, que visam levar conhecimento, apresentar tendências e oportunidades de negócios aos convencionais, será o fortalecimento da parceria entre o Canal Indireto e o Varejo, uma vez que as lojas de vizinhança são o principal cliente de atacadistas e distribuidores. “Serão quatro dias dedicados a gerar resultados para fornecedores, distribuidores e varejo em um ambiente de negócios com muitas oportunidades para todos os agentes de distribuição”, afirma o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho.
A feira que integra a Convenção ocupará 30 mil metros quadrados do CEC, espaço planejado para receber estandes de cerca de 150 fornecedores de produtos, serviços e equipamentos. Neste ano, também marcam presença no evento a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), a ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins), a SIPLA (Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos de Limpeza) e a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados). A expectativa é gerar mais de R$ 20 bilhões em negócios.
A ABAD 2015 FORTALEZA conta com o apoio de patrocinadores que anualmente prestigiam o evento: GS1, Nestlé, Sebrae, Serasa Experian, Unilever e MAN Caminhões e Ônibus.
Palestras
Durante a Sessão Solene de Abertura, que acontecerá na segunda-feira, 3 de agosto, os participantes terão a oportunidade de assistir à palestra inaugural do Ministro Joaquim Barbosa, que discorrerá sobre o tema “Ética nos negócios e na vida pública”. O jurista fará uma análise das origens da corrupção no país e apontará caminhos pelo quais a sociedade pode fomentar o fortalecimento da cidadania, da legalidade e da honestidade como valor indispensável à vida civil.
A solenidade de abertura será comandada pelo presidente da ABAD, José do Egito, e pelo presidente da ACAD, Jocélio Aguiar Parente. Também são esperadas as presenças do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de senadores, deputados federais e autoridades estaduais e municipais.
A programação de palestras se estenderá pelos quatro dias de evento, ministradas por grandes especialistas. Entre eles, o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, que falará sobre o atual cenário econômico, ao lado de Carlos Kawal, economista-chefe do Banco Safra, e do professor Nelson Barrizzelli, pesquisador da FIA nas áreas de Marketing e Consumo. O secretário da Fazenda do Estado do Ceará, Carlos Mauro Benevides Filho, estará ao lado de Alessandro Dessimoni, da D&B Advogados, e do presidente da ABAD, José do Egito, destacando a questão dos incentivos fiscais. A programação também terá palestras sobre temas como logística, foodservice, sucessão empresarial e gestão de resultados. Haverá ainda encontros dos representantes dos Comitês Canal Indireto, Agenda Política e Varejo Competitivo/Profissionais de Vendas.
Foco no aperfeiçoamento
O Comitê Varejo Competitivo tem como objetivo buscar soluções para aperfeiçoar o desempenho do varejo independente e melhorar sua relação com o segmento atacadista distribuidor, pois a ABAD compreende que, à medida que o pequeno e o médio varejo se capacitam e desenvolvem vantagens competitivas, toda a cadeia de abastecimento torna-se mais eficiente.
Este Comitê atua com foco na capacitação, principalmente por meio do Programa Varejo Competitivo, uma parceria da ABAD com o SEBRAE Nacional que pretende levar aos varejistas independentes, com lojas de até quatro checkouts, os conhecimentos necessários para desenvolver seu negócio e torná-lo competitivo perante a concorrência das grandes redes.
Durante a ABAD 2015 FORTALEZA, o Comitê Varejo Competitivo, em parceria com o Instituto Macro SEBRAE/CE, montará uma loja modelo completa, da recepção de produtos do fornecedor na retaguarda até a consumação da venda pelo checkout. O projeto ocupará 230 m2 no total, sendo 150 m2 de área de vendas e 59 m2 de estoque. Haverá visitas guiadas e o apoio necessário para cumprir o objetivo de divulgar técnicas e práticas que tornem o varejo mais lucrativo com operação e gestão ajustadas. O minimercado contará com as seções de serviços, entre elas, padaria e açougue, e as seções tradicionais do varejo: mercearia, bebidas, higiene e beleza e limpeza.
Sustentabilidade
O Instituto ABAD (IABAD) foi criado em 2006 com o objetivo de ser o braço social do segmento atacadista distribuidor. Seu papel é articular e mobilizar indústrias, organizações não governamentais e governamentais com atuação nacional, regional ou local nas áreas social, ambiental e educacional, com o objetivo de identificar sinergias com o segmento atacadista distribuidor.
Desde sua fundação, o Instituto trabalha com o compromisso de colaborar para a construção de uma sociedade alicerçada no desenvolvimento sustentável, baseado na responsabilidade e inclusão social.
Durante a convenção anual da ABAD, o Instituto ABAD mobiliza o setor com a realização de atividades em suas três áreas de atuação, sempre com a participação e apoio efetivo das Representantes Estaduais do Instituto ABAD, coordenadas pela Representante Nacional do Instituto ABAD, Ana Maria Maia Ferreira Lopes.
Campanha de Arrecadação e Doação de Produtos
É o estímulo à ação voluntária dos expositores da convenção anual, que são convidados a doar os produtos remanescentes em seus estandes ao término da mostra. Esses produtos são destinados ao Programa Mesa Brasil SESC, que os repassa para as organizações sociais da cidade sede da Convenção.
Coleta Seletiva e Reciclagem de Resíduos
Um amplo sistema de gestão e reciclagem de resíduos sólidos ocorre durante toda a convenção anual da ABAD. Em parceria com empresas e cooperativas de reciclagem locais, o Instituto ABAD zela pela destinação correta dos descartes ocorridos na feira, disponibilizando em todo espaço físico coletores de materiais recicláveis sinalizados. O objetivo é diminuir o impacto no aterro sanitário do município que sedia a convenção anual, o que também resulta em maior volume de materiais coletados e, consequentemente, em aumento na renda dos cooperados.
Neutralização do Carbono
A neutralização da emissão de Gases de Efeito Estufa decorrente das atividades desenvolvidas durante a convenção anual ABAD é realizada em parceria com empresas e organizações especializadas, por meio do plantio de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica ou por meio da aquisição de créditos de carbono de projetos ambientais certificados.
Encontro com mulheres
Durante a Convenção, o IABAD desenvolve, em parceria com a indústria, pelo menos uma ação voltada ao público feminino presente, abrindo um espaço de discussão e aprendizado que valoriza a mulher e trata de temas atuais como a atuação da mulher na sociedade, a força do seu papel decisório e os múltiplos papéis que ela desempenha. Neste ano, o IABAD oferecerá palestra com a empresária do segmento de cosméticos Cristiana Arcangeli, que falará sobre “Pioneirismo e Empreendedorismo”. A palestra será no dia 5 de agosto, quarta-feira, das 16h às 18h - Sala 2 – 1º andar.
Jovens empresários
O Grupo ABAD Jovem é um braço da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), criado em 2006 com o intuito de capacitar os jovens sucessores do setor para assumir a liderança de suas empresas. Entre as diversas atividades promovidas pelo Grupo, estão as visitas técnicas a grandes empresas localizadas nas cidades que sediam as convenções anuais do setor. Já foram visitadas empresas como Kimberly-Clark, Sorvetes Nestlé, Karne Keijo e Bonanza. Neste ano, o Grupo ABAD Jovem terá uma intensa programação, com palestras e visitas técnicas à sede da Rede Pague Menos e à Distribuidora Ibiapina.
Relevância nacional e local
De acordo com os resultados da pesquisa do Ranking ABAD/Nielsen 2015, em 2014 o segmento atacadista distribuidor cresceu 0,9% em termos reais e 7,3% em termos nominais, atingindo faturamento de R$ 211,8 bilhões.
Com isso, os agentes de distribuição respondem por uma fatia de 51,7%% do mercado mercearil nacional, que foi de R$ R$ 409,5 bilhões no ano passado. É o décimo ano consecutivo em que a participação do segmento nesse mercado permanece superior a 50%. O mercado mercearil compreende produtos de uso comum das famílias, como alimentos, bebidas, limpeza, higiene e cuidados pessoais.
O grupo de empresas respondentes do Ranking, amostra que corresponde a 42% do faturamento do setor em todo o Brasil, teve na região Nordeste crescimento nominal de 11% sobre 2013, o que representa 3,7 pontos percentuais acima da média nacional de 7,3%.  O estado do Ceará, em especial, cresceu ainda mais: 14,1%, em média, o melhor resultado da região. Para José do Egito, que também é empresário cearense, a apresentação de resultados bem acima da média nacional reflete um mercado mais aquecido, mas também as melhorias implementadas pelas empresas do setor.
A realização da convenção em Fortaleza prestigia o segmento atacadista distribuidor do Estado e movimenta a economia local, em especial das empresas ligadas ao turismo, como a rede hoteleira, restaurantes e transportes.
Saiba mais sobre a ABAD 2015 FORTALEZA - 35ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor nos siteswww.abad.com.br ou www.abad2015fortaleza.com.br

 
 

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