domingo, junho 28

ZikaV

A Secretaria de Saúde do Ceará emitiu nota técnica alertando para o surto de Zika Vírus, causado pelo mosquito aedes aegypti, no Estado. Este ano foram confirmados dez casos. Outros 41 estão sob análise no Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA). Quatro notificações foram descartadas para ZikaV. A nota técnica da Saúde do Ceará informa que aguarda posição do Ministério da Saúde sobre a doença.
"O Ceará, assim como outros estados do País, aguardam orientações oficiais do Ministério da Saúde para implantação da vigilância da febre Zika Vírus", diz a nota.
A nota esclarece que "a doença não de notificação compulsória, portanto não há obrigatoriedade da notificação e investigação laboratorial". Mas destaca que há a necessidade da vigilância: "Reiteramos a importância de intensificar a vigilância tendo em vista os demais agravos de interesse para a saúde pública que cursam como sarampo, rubeóla, dengue e chikungunya".
A febre Zika Vírus é uma doença autolimitada, normalmente de evolução benigna com quadro clínico de febre hiperemia conjuntival e com manchas avermelhadas na pele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...