Pular para o conteúdo principal

Combate ao Trabalho Infantil

Estudantes e professores de todo o estado vão realizar uma série de atividades neste 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A programação faz parte da campanha nacional “Não ao Trabalho Infantil e Sim à Educação de Qualidade”, lançada pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), no dia 1º de junho.

As atividades englobam espaços educativos e de sensibilização ao tema como palestras, gincanas culturais, exposição de arte, apresentação de paródias e esquetes teatrais. Nas cidades de Itaitinga e Limoeiro do Norte haverá caminhada com trio elétrico e carro de som para alertar sobre os prejuízos do trabalho infantil. Em São Gonçalo do Amarante, a manifestação vai começar às 8h com uma carreata e depois tem apresentação de coral e artistas locais. Nos municípios de General Sampaio e São Luís do Curu estão previstas audiências públicas sobre o tema.
Além de mobilizar a rede pública de ensino, o Ministério Público do Trabalho busca estratégias para ampliar a rede de proteção a crianças e adolescentes em todo país, por meio do programa MPT na Escola. Segundo o procurador-chefe do MPT no Ceará, o desafio é ampliar a rede de proteção à infância em todo o país. “Em seis anos, conseguimos reduzir pela metade os casos de trabalho precoce, no Ceará, graças ao Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). Mas a situação ainda preocupa, por exemplo, em municípios do litoral norte e região do Cariri”, ressalta.
Referência para o Brasil
O tema “trabalho infantil” é parte do conteúdo nas salas de aula do ensino fundamental em mais de 1.500 escolas do Ceará participantes do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Peteca), o que representa um universo de 317 mil estudantes. Por conta dos resultados alcançados, o Ceará virou modelo para outros estados do país. Tanto que, em 2010, foi criado o “MPT na Escola” com o objetivo de expandir, para todo Brasil, as estratégias de combate ao trabalho infantil adotadas dois anos antes pelo Ceará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...