Amor segundo Platão

Existe diferença entre “amor” e “paixão”? Para Platão, o amor é uma forma sutil de expressão e têm como essência as virtudes. No clima do Dia dos Namorados, a Nova Acrópole Fortaleza realiza no próximo domingo, dia 14 de junho, às 17 horas, a palestra “O Amor segundo Platão”. 
De acordo com o filósofo grego, o amor seria mais duradouro e menos passageiro do que a paixão – emoção fortemente materialista. Por ser materialista, ela é rápida, se esvaindo conforme a matéria entra em declínio. As virtudes, por outro lado, são eternas e é nelas que se baseia o verdadeiro amor.
“O verdadeiro sentido que Platão atribuía ao Amor pode ser surpreendente, uma ideia capaz de transformar nossa visão do mundo”, adianta a diretora da Nova Acrópole em Fortaleza, Kelly Aguiar. 
Na obra, escrita por volta de 380 a.C, Platão propõe uma diálogo sobre o Amor e fala sobre o nascimento de Eros. Fruto de dois pólos opostos - Póros, o pai, representava a abundância e plenitude; e a mãe, Pênia, uma mendiga, era o retrato da carência, Eros, o deus do Amor, é a representação da busca do que nos falta. “Mas o que realmente nos falta? Encontrar essa resposta é encontrar o verdadeiro sentido do amor e é isso que vamos esclarecer na palestra”, explica Kelly.
A palestra “O Amor segundo Platão”, faz parte do projeto Domingo Filosófico, promovido pela Nova Acrópole em parceria com a Livraria Cultura, sempre no terceiro domingo do mês. O evento é gratuito e acontece na Livraria Cultura, no Shopping Varanda Mall - Av. Dom Luís, 1010 – Meireles. 
Nova Acrópole é organização internacional não lucrativa, presente em mais de 50 países, que há 57 anos promove uma cultura ativa, que desperta as capacidades do homem e promove o resgate de valores atemporais, através da Filosofia. Em Fortaleza, a escola de Filosofia à Maneira Clássica, Nova Acrópole, já tem sede há 12 anos.
Mais informações pelos telefones 85 3257-2777, 8833-3217 ou no site www.acropole.org.br |facebook.com/nafortaleza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim