"Viva o Centro de Fortaleza'
Neste sábado (23), o Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB-Fortaleza) será palco de várias ações culturais, por ocasião do projeto “Viva o Centro Fortaleza”, uma parceria entre 11 instituições em prol da valorização cultural do centro da cidade. O principal objetivo é promover uma melhor qualificação do uso e preservação de espaços públicos e privados da capital cearense. As atividades iniciam às 8h e serão realizadas durante todo o dia, em vários locais, sendo promovidas por vários órgãos. A programação completa está disponível para consulta no link http://bit.ly/1EjPILB
Dessa forma, a iniciativa pretende chamar a atenção da sociedade para o Centro da capital, contribuindo em um processo de transformação do bairro, ocupação em diversos horários e com variadas finalidades, superação de problemas e dificuldades incompatíveis com a envergadura e importância que o Centro ocupa como patrimônio cultural de nossa cidade.
“A nossa principal intenção é mostrar que a população tem bastante opção de lazer e cultura no centro da cidade, local onde se encontram a maioria dos equipamentos culturais e com programações de qualidade, gratuitas para todas as idades. Agora, CCBNB como equipamento cultural localizado no Centro desde sua instalação, está presente também nas ações do ‘Viva o Centro Fortaleza’ que tem como diferencial ter outros espaços culturais trabalhando de forma conjunta e sistemática”, explica a gerente do CCBNB-Fortaleza, Jacqueline Medeiros.
CCBNB-Fortaleza
No Centro Cultural Banco do Nordeste, a programação começa já pela manhã, a partir das 10h, com a Oficina Cordão de Histórias e ações de grafite ao vivo, dentro do programa Conexões Urbanas.
No início da tarde, haverá caminhada cultural pelo centro histórico, com destino à Praça dos Leões. O público também poderá conferir uma exposição fotográfica com painéis coloridos do Centro Histórico de Fortaleza.
A tarde prossegue com oficinas de narrativa infantil, além de maratona e espetáculo de contos infantis. A programação no CCBNB fechará com show musical com o cantor Manassés, a partir das 19h. Durante todo o dia, o público terá acesso ao acervo da biblioteca e outras atividades.
Projeto
O projeto inclui a realização de ações mensais, aos sábados, com programação articulada entre os museus, teatros, equipamentos culturais e demais lugares de fruição cultural da cidade. Formado por cidadãos, entidades da sociedade civil e equipamentos culturais situados na região central de Fortaleza, o movimento tem se encontrado desde o mês de janeiro, para juntos formarem a primeira edição do projeto, que acontece no próximo dia 23 de maio.
Cada entidade envolvida fará sua programação e se articulará com as demais para montar um programa integrado, estimulando o público a permanecer no Centro e participar das múltiplas atividades oferecidas.
As instituições integradas nesta primeira edição do “Viva o Centro Fortaleza” serão o Centro Cultural do Banco do Nordeste-Fortaleza (CCBNB-Fortaleza); Secretaria de Cultura do Ceará (por meio do Theatro José de Alencar); Casa de Juvenal Galeno; Teatro Carlos Câmara; Sobrado José Lourenço, Museu do Ceará e Estação Biblioteca Pública do Estado; Associação dos Guias Turísticos (Agir); Instituto Cultural Anima; Museu da Indústria; Conselho Comunitário de Defesa Social - Centro; Programa Fortaleza a Pé; Casa Fora do Eixo Nordeste; Associação dos Produtores do Ceará (Prodisc); Praça Passeio Público; Secretaria da Cultura Municipal de Fortaleza, por meio da Secultfor, Salão das Ilusões e CDL-Câmara dos Dirigentes Lojistas.
SERVIÇO:
“Viva o Centro Fortaleza”
Sábado, 23/5, maratona cultural pelos equipamentos e espaços do Centro
Das 8 às 24 horas.
Comentários
Postar um comentário