'Momento Mori'

O fotógrafo cearense Fernando Jorge lança, amanhã (26), no Porto Iracema das Artes, no Dragão do Mar, em Fortaleza, o livro “Memento Mori”, um álbum fotográfico com cerca de 35 imagens em preto e branco. O título do álbum é uma referência à expressão do latim que significa lembrem-se de que somos mortais, ou, ainda, lembrem-se de que todos morremos.
Com projeto gráfico da Vibri Design & Branding, a obra, que se tornou realidade devido a recursos vindos do Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia, recebido pelo autor em 2011, funciona como um livro objeto, com uma narrativa que vai do velório à ausência, sem revelar o lado trágico da morte. 
“Um dos grandes desafios desse projeto foi encontrar a história a ser contada. Ela estava ali, em todas fotografias, e precisávamos entender a essência da obra”, disse Fernando Brito, Diretor de Projetos Editoriais da Vibri Desgin & Branding, responsável pelo projeto gráfico do livro. 
No decorrer das fotos conta-se uma história em que as pessoas vão desaparecendo à medida que o livro segue e, ao final, só restam túmulos e a lembrança. Embora o tema possa parecer mórbido a princípio, segundo o autor o ensaio pretende ser uma celebração da vida. 
“Memento Mori é um lembrete de que o tempo é irrefreável, uma constante, quase que uma dádiva que deve ser aproveitada enquanto apresenta-se disponível”, completa o autor.
O autor - Fernando Jorge Silva, de 28 anos, é fotógrafo e professor de fotografia. Mestre em Comunicação e Artes pela Universidade Nova de Lisboa, é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem. Diretor do IFoto - Instituto de Fotografia, atualmente leciona na Casa Amarela Eusélio Oliveira e Travessa da Imagem. Já expôs em mostras coletivas, como o deVERcidade 2007 e a XIV Unifor Plástica. Sua produção fotográfica é de aspecto autoral e documental, buscando expressar sua criação artística através de imagens fotográficas feitas a partir de assuntos e situações cotidianas.
Lançamento do livro Memento Mori 
Quando: 26 de maio
Onde: Porto Iracema das Artes, no Dragão do Mar
Horário: 19h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto