Longitudes

O Projeto “Longitudes – Programa de Formação e Expansão do Festival Ponto.CE” chega à sua terceira etapa. Dessa vez, a região que recebe a programação será o Sertão Central do Ceará. De 11 a 16 de maio, o município de Quixeramobim poderão participar da programação, que faz parte das atividades da nona edição do Festival Ponto.CE que, em 2015, está sendo realizada durante todo o ano. Com patrocínio da Coelce e da Oi e apoio cultural do Governo do Estado e do Oi Futuro, desde o mês de dezembro de 2014 acontecem diversas atividades como shows, espetáculos de dança e exibição de vídeos das edições anteriores e cursos. Logo em seguida, o projeto finaliza em Pacajus, de 18 a 20 de maio. Específico para formação, o “Longitudes” contempla as três linguagens presentes no universo do festival: música, dança e audiovisual. Na Quixeramobim, as atividades acontecerão no Sesc Ler.

O “Longitudes” é uma ação de formação interdisciplinar entre essas quatro cidades cearenses. A primeira a receber o programa foi Fortaleza. A dinâmica coleção de tecnologias das mídias exige um profissional que entenda e transite por processos verificados na diversidade de plataformas, e em visibilidades e acessos simultâneos, como as web-tvs, web-rádios, os videoclipes, vídeo-dança, os softwares sociais e as demais opções que são disponibilizadas pelas ágeis conquistas do setor.  

O agente da cultura contemporânea está em processo contínuo de transformação, seja pelas diversas ações que desempenha - quando ao mesmo tempo é músico, produtor, roteirista, técnico de som, comunicador, dançarino, videomaker etc -, seja pela própria necessidade de sobrevivência dentro do mercado criativo. Dentro dessa necessidade de mercado e dos vastos ambientes tecnológicos ligados às linguagens artísticas, o “Longitudes” é uma valiosa fonte de aprendizado e de possibilidades de trocas.

Planejamento técnico em eventos para produtores; Videoclip – da idéia ao youtube; Intervenção Urbana – Corpopaisagem; e Elaboração de projetos estão entre os temas que serão abordados nessa terceira etapa do programa de formação e expansão do Festival Ponto.CE. Os cursos serão ministrados por Bebeco Baltuduonis, Alinne Rodrigues, Igor Miná, Marcelle Louzada e Helena Barbosa.

Ementas dos cursos: 


•          Planejamento Técnico em Eventos para Produtores. Tem por objetivo introduzir conceitos de infraestrutura e elétrica para shows e espetáculos. Abordará tipos de palcos, tipos de sonorização, iluminação e planejamento elétrico.  Elaborado de uma forma dinâmica para que os participantes possam entender e esclarecer dúvidas em relação ao assunto

•          Videoclip - Da ideia ao Youtube. Como montar um setup básico para gravação em casa sem gastar muito. Dicas de captação e mixagem /Videoclipe: da ideia ao YouTube /Tudo o que você precisa saber para produzir um videoclipe da sua própria banda.

•          Intervenção Urbana – Corpopaisagem. Esta oficina pretende trabalhar a relação existente entre corpo e espaço a partir da vivência urbana, intencionando a construção de paisagens deslocadas de seu sentido cotidiano. Através de atividades envolvendo dança, improvisação e jogos de composição, intenciona-se a ampliação do repertório corporal de cada participante, oferecendo-lhe suporte para composição em tempo real. Espera-se desenvolver um processo criativo associado à troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades entre os envolvidos no processo, promovendo reflexões acerca do modo como se processam as noções de corpo, cultura, ambiência e cidade.

•          Elaboração de Projetos. A oficina tem por objetivo principal apresentar ferramentas para elaboração de projetos, instrumentalizar artistas e produtores culturais para proposição de projetos para editais de financiamento direto. Serão abordadas questões como: tipos e modelos de editais disponíveis, formas de organização para inscrição, conceitos sobre a elaboração, formatação e gestão de projetos culturais.


Cronograma

- De 11 a 13 de maio:

14 às 17 horas - Videoclip -  Da ideia ao Youtube
19 às 22 horas - Planejamento Técnico para Produtores

- De 14 a 16 de maio:
14 às 17 horas - Intervenção Urbana - Corpopaisagem

-15 a 16 de maio - Elaboração de Projetos
Dia 15: 19 às 22 horas
Dia 16: 10 às 12 horas e 14 às 17 horas

SERVIÇO
Projeto “Longitudes – Programa de Formação e Expansão do Festival Ponto.CE”
Dias: 11 a 16 de maio de 2015
Local: Sesc Ler - Quixeramobim
Rua Quatorze de Agosto, Centro
Informações: (85) 3021.7186

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses