João Carlos recebe amanhã 'Clóvis Arrais'

A Medalha Clóvis Arrais Maia, criada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará - Fecomércio-CE, homenageará o empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM. A solenidade de entrega ocorre amanhã, a partir das 19h30, no Lulla’s Plazzá.
Criada em 1992, a outorga é concedida em reconhecimento às personalidades que tenham realizado trabalhos relevantes na busca pelo desenvolvimento do comércio no Estado, atuando de forma direta e indireta no fortalecimento das empresas, nos valores éticos, morais e na melhoria da qualidade de vida dos cearenses.

Outras duas comendas de grande relevância também serão entregues: no âmbito de atuação do Sesc, a Comenda de Excelência na Prestação de Serviços, João Luiz Ramalho de Oliveira, homenageará Cláudia Fadel, diretora da Escola Sesc de Ensino Médio - Esem. Já a Comenda de Excelência na Prestação de Serviços José Leite Martins, no âmbito de atuação do Senac, irá reconhecer o trabalho do Diretor-Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sidney da Silva Cunha.

A Fecomércio-CE é integrada ao Sistema da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que atua em todo o Brasil. No Ceará, a Federação do Comércio representa atualmente 35 sindicatos e mais de 150 mil empresas. Além de sua tradicional atividade como entidade representativa, exerce também um papel complementar, oferecendo produtos e serviços a todos os seus associados, a fim de melhorar o desempenho, desenvolver e garantir a sustentabilidade e a longevidade das empresas do comércio.


Sobre a Medalha
A Medalha, entregue pela Federação do Comércio do Bens, Serviços e Turismo faz referência ao cearense, natural de Campos Sales e fundador da Fecomércio-CE, Clóvis Arrais Maia. O líder se destacou pela ativa e próspera participação nas instituições representativas do comércio cearense, sobretudo na presidência da Fecomércio-CE. 

Diversas personalidades já foram homenageadas. Entre eles: Inácio Parente, João Batista Melo, Raimundo José Marques Viana, Adalberto Vamozi dos Santos, Senador Mauro Benevides, Senador Luiz Alberto Vidal Pontes, Petrônio de Aguiar Andrade, Pio Rodrigues Neto, Senador Tasso Jereissati; João Luiz Ramalho de Oliveira; Governador Lúcio Alcântara, José Otoch; Luiz Gastão Bittencourt da Silva; Francisco Deusmar Queirós; José Alves de Oliveira (Zenir), Francisco Alberto Bezerra; Ubiratan Aguiar, Alberto Farias, Antonio Oliveira Santos e Ivens Dias Branco.

Sobre as Comendas
Criadas em 2012: as Comendas de Excelência na Prestação de Serviços, no Âmbito de Atuação do Sesc e do Senac, recebem o nome de João Luiz Ramalho Sesc e José Leite Martins Senac, respectivamente, criadores da Medalha Clóvis Arrais Maia. A intenção é prestigiar personalidades ou instituições que prestam relevantes serviços, contribuem para a formação e o engrandecimento do povo cearense e também para o desenvolvimento do comércio. 


Sobre os Homenageados
João Carlos Paes Mendonça, Presidente do Grupo JCPM
O empresário João Carlos Paes Mendonça nasceu na Serra do Machado, interior de Sergipe. Aos nove anos, começou a ajudar o pai, Pedro Paes Mendonça que, desde 1935, atuava com uma mercearia na região. Na sua trajetória de empreendedor estão: a criação e consolidação do Grupo Bompreço – empresa que se posicionou entre as três maiores redes de supermercado do País – e o desenvolvimento do Grupo JCPM, que detém participação em onze shopping centers do Nordeste, sendo em fase de construção em Fortaleza. Durante dez anos, exerceu a função de presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Hoje, o empresário João Carlos Paes Mendonça é membro do Conselho da Associação Nacional de Jornais (ANJ), da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O Instituto JCPM, através do RioMar Fortaleza, mantém forte parceria com o Sistema Fecomércio.

Desde a implantação do RioMar Fortaleza, vem contando com ações do Sesc – Serviço Social do Comércio e do Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, entidades do Sistema Fecomércio Ceará. Considerado um dos maiores centros de compras do Nordeste, vem capacitando pessoas para esse polo de comércio, por meio do Senac. Na Unidade Sesc Restaurante RioMar, oferece refeições aos comerciários do empreendimento. O restaurante é um projeto inédito no Ceará, com 440 lugares, criado com o objetivo de fazer parte do cotidiano dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo do empreendimento. O serviço assegura alimentação saudável e de qualidade, com preço Ao reconhecer a importante contribuição de João Carlos Paes Mendonça para o comércio cearense, a Fecomércio Ceará outorga-lhe a Medalha Clóvis Arrais Maia 2015.

Cláudia Fadel, diretora da Escola Sesc de Ensino Médio – Esem
Graduada em Letras e em Interpretação Simultânea Português-Inglês, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Claudia Fadel é mestre em Educação pela Framingham College (EUA) e doutoranda da Teachers College, da Universidade de Columbia (Nova York), com MBA em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas. Divulgou artigos em publicações nacionais e internacionais e foi agraciada, em 2011, com o Prêmio Darcy Ribeiro, concedido anualmente pela Comissão de Educação e Cultura. Claudia é diretora da Escola Sesc de Ensino Médio, escola-residência concebida no ano 2000 e implantada em 2008, por iniciativa do Presidente da CNC, Antonio Oliveira
A Escola Sesc de Ensino Médio configura uma iniciativa inédita na educação brasileira, por receber jovens de todos os Estados brasileiros e oferecer condições de desenvolvimento integral, contemplando todas as demandas de formação cognitiva, física e social. A Escola diferencia-se por conciliar o preparo acadêmico rigoroso com amplas oportunidades de vivencias artísticas culturais. Mas é sobretudo o aspecto residencial que permite um olhar ampliado sobre o currículo, que compreende todas as ações formativas. Na vida residencial, os alunos desenvolvem autonomia plena, aprendem a conviver, celebram as diferenças culturais e constroem valores de cidadania. Já passaram pela escola
29 alunos cearenses e atualmente 19 alunos do Ceará estão em formação.
Pela liderança de Claudia Guimarães Fadel, frente à Escola Sesc de Ensino Médio, no trabalho conjunto com uma qualificada equipe de educadores e a parceria imprescindível de todas as Diretorias Regionais, o Sesc Ceará outorga-lhe a Comenda João Luiz Ramalho 2015, de Excelência na Prestação de Serviços, no Âmbito de Atuação do Sesc/Ceará, por conduzir um projeto de gestão escolar que é referência para o nosso País.

Sidney da Silva Cunha - Diretor-Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Natural do Rio de Janeiro, economista e pós-graduado na área de Gestão, Sidney
Cunha iniciou sua trajetória junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas, foi diretor de planejamento, de educação profissional, de tecnologia da informação e, também, diretor regional no Senac Amapá. Assumiu aDireção-Geral do Departamento Nacional do Senac em dezembro de 2001, tendo sido, de outubro a novembro de 2013, simultaneamente
diretor-geral do Sesc Nacional.Sidney Cunha tem liderado a condução de relevantes iniciativas nacionais, como a criação da Rede Estratégica Senac de Gestão Colaborativa, com núcleos regionais do Nordeste, Sudeste e Norte-Centro Oeste. Foi idealizador na criação do Modelo Pedagógico Nacional, que estabeleceu parâmetros comuns para os cursos Senac de Norte a Sul do Brasil. Os cursos são orientados por marcas de formação, com uma didática que busca construir uma atitude colaborativa, empreendedora e sustentável. Outro marco na sua gestão é o Programa Senac de Gratuidade (PSG), operacionalizado em todo o Brasil, que tem como objetivo ampliar o compromisso social da Instituição, por meio de cursos para a população de baixa renda. Em cinco anos, o PSG já beneficiou mais de 1,5 milhão de brasileiros. Reconhecendo a excepcional gestão de Sidney Cunha, o Senac Ceará outorga-lhe a Comenda José Leite Martins 2015, de Excelência na Prestação de Serviços, por sua atuação frente ao Departamento Nacional do Senac.

Serviço
Local: Buffet Lulla´s Plazzá
Rua: Rua Atilano de Moura, 320
Horário: 19h30
Bairro: Guararapes \ Cocó
Show do Cantor Emmerson Nogueira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto