Pular para o conteúdo principal

Enfermeiro: um profissional essencial

"Dia 12 de maio comemora-se o Dia Mundial do Enfermeiro. Eles estão nos postos de saúde, hospitais, clínicas, consultórios e até nas casas dos pacientes. Onde a saúde é prioridade é possível encontrar um profissional da enfermagem. Com um papel essencial nas equipes de saúde, o enfermeiro já não é mais visto como um coadjuvante. Sua atuação inclui a prevenção, conscientização, manutenção e restauração da saúde.
O enfermeiro tem sido mais valorizado pela sociedade e por outros profissionais que, ao longo dos anos, vêm reconhecendo a importância e a qualidade do seu atendimento e comprometimento com o paciente e com o serviço de saúde. Dessa forma, têm assumido cada vez mais novos papéis e conquistado mais autonomia na assistência de enfermagem e gerenciamento de saúde.
Seu papel é fundamental dentro da equipe multiprofissional, pois ele atua na prevenção, tratamento e reabilitação, atenta para o bem-estar físico e emocional do paciente e faz um elo entre paciente, família e demais profissionais da saúde. Isso é feito sempre de forma humanizada, fazendo com que o paciente, em um momento de fragilidade, possa sentir-se amparado e protegido.
Por estarem presentes em todas as etapas do cuidado com a saúde, conseguem desenvolver uma visão mais ampla do estado de um paciente. O conhecimento e a sensibilidade dos enfermeiros são essenciais para avaliar a evolução, melhora ou piora de um caso, auxiliando na melhor atuação dos outros profissionais da saúde – como médicos, nutricionistas e psicólogos – em um trabalho cada vez mais integrado. 
Entre as dificuldades enfrentadas diariamente pelos profissionais destacam-se o grande número de atribuições diárias, a baixa remuneração, a falta de recursos humanos e de materiais e, por vezes, as condições de trabalho precárias.
Entretanto, o mercado de trabalho para o enfermeiro é promissor. Em razão de uma formação mais ampla e do maior reconhecimento da profissão, traz a possibilidade de trabalho em diversas áreas – tanto no gerenciamento quanto na assistência à saúde. A qualificação técnica e o conhecimento científico são cada vez mais exigidos desses profissionais. Novas oportunidades têm surgido para os enfermeiros nos segmentos de pesquisa, ensino, administração de equipes e projetos, além de funções em empresas e consultorias técnicas.
Os profissionais de enfermagem representam cerca de 60% dos trabalhadores da área da saúde. Mesmo assim, ainda existe a necessidade de mais enfermeiros no nosso país. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um enfermeiro para cada 500 pessoas e, aqui, esse número é de 0,9% para cada mil habitantes. Portanto, para os próximos anos podemos esperar uma valorização ainda maior da profissão. Um dos grandes desafios atuais é seguir as tendências mundiais de mudanças de paradigmas nos cuidados primários à saúde, assumindo novos papéis interventivos na saúde pública preventiva, na assistência ao idoso e no atendimento e internamento domiciliar. 
Antonio Rangel é enfermeiro estomaterapeuta da Membracel".




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...