Coração Sertão

Com um café regional, neste sábado (30), a partir das nove da manhã, a IMAGEM BRASIL Galeria convida para o encerramento da exposição "Coração Sertão" do fotógrafo Gentil Barreira. Será um momento de encontro e imersão no sertão cearense, percorrido pelo fotógrafo para a realização deste trabalho, que resultou no livro que dá nome à exposição.
Coração Sertão
No sertão do Ceará, as estações de sol e de chuva transfiguram a terra em paisagens opostas. A natureza desafia o olhar de quem a atravessa. Carregada de mistérios e encantamentos, a terra, por vezes hostil, revive ao cair das primeiras águas. Em viagens realizadas nos últimos três anos pelo interior do Ceará, o fotógrafo Gentil Barreira documentou o ciclo de vida da natureza árida da caatinga e sinais da transformação.
Essa imersão no contraste do sertão de chuva e estiagem resultou no livro "Coração Sertão" (Terra da Luz Editorial) e na exposição com fotografias de série especial ampliadas em papel de fibra de algodão com qualidade museológica, em exibição desde 26 de março e encerramento neste sábado (30 de maio), com um café aberto ao público, acompanhado de bolos de receitas especiais de Nice Firmeza.
O Projeto
O cenário percorrido por Gentil Barreira é recorrente das memórias da infância vivida na fazenda dos avós. Porém, a revisitação tomou novo rumo quando, entre os anos de 2012 a 2014, estabeleceu-se período de estiagem das mais intensa das últimas décadas. A poética da paisagem transfigurada em dor e lamento, dialoga com a permanente esperança de uma salvação vinda dos céus. 
Os trechos presentes no livro são de obras dos escritores José de Alencar, Domingos Olímpio, Rodolfo Teófilo, Manuel de Oliveira Paiva, Adolfo Caminha, Antônio Sales, Demócrito Rocha, Gustavo Barroso, Leonardo Mota, Herman Lima, Jáder de Carvalho, Patativa do Assaré, Rachel de Queiroz, João Climaco Bezerra, Francisco Carvalho e Natércia Campos. Todos recebem esta homenagem em memória.
Apoiam a exposição Coração Sertão: Via Digital, Gráfica Santa Marta, SP Combustíveis e Hahnemühle. A publicação foi realizada com o apoio da Coelce, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Gentil Barreira
O autodidata Gentil Barreira iniciou as primeiras experiências com fotografia aos 11 anos, montando um pequeno laboratório para revelar seus filmes. Cursou Arquitetura e Urbanismo em São Paulo/SP, mas antes de concluir os estudos resolveu voltar a Fortaleza, onde vive até hoje. Realizou diversas exposições individuais e participou de importantes coletivas, no Brasil e no exterior. Sua obra, várias vezes premiada, está presente em acervos de instituições culturais e representada em livros, catálogos, revistas e sites.
IMAGEM BRASIL Galeria
A abertura da exposição "Coração Sertão" marcou a inauguração oficial da IMAGEM BRASIL Galeria, um espaço dedicado à fotografia e que também dialoga com outras artes, como a literatura, a pintura, a música e a gastronomia. Como forma de compartilhar conhecimento com o público interessado pela linguagem fotográfica a galeria oferece cursos livres, com temáticas que agregam conteúdos técnicos e conceituais ao fotógrafo profissional e ao iniciante nesta arte.
SERVIÇO
Café de Encerramento da exposição CORAÇÃO SERTÃO - Sábado (30 de maio), das 9 às 12 horas, na Imagem Brasil Galeria (Rua Rocha Lima 1707 - Aldeota). Informações: (85) 3244.4625. E-mail: galeria@imagembrasil.com.br. Aberto ao público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim