Artesania

Estão abertas até 10 de junho as inscrições para a segunda parte do Projeto Artesania, Memória e Criação, que se propõe a capacitar interessados com aulas de Bordado e de Crochê através de intercâmbio com artistas e artesãs dessas artesanias, para que aprendam, aperfeiçoam e/ou insiram as técnicas em suas produções. As inscrições estão sendo realizadas através de uma ficha de inscrição online.
As oficinas acontecerão de 15 a 19 de junho de 2015, sendo a de Crochê das 9h às 12h e Bordado das 14h às 17h, e se dividirão em três momentos: técnicas básicas de cores e desenho, prática de bordado e de crochê. O público-alvo são artesãos de Bordado ou de Crochê, costureiros, figurinistas, modelistas, estilistas, designers de moda, artistas visuais, ou demais pessoas interessadas com habilidades para artesanias e/ou desenho.
A proposta é também resgatar lembranças e valorizar os costumes e tradições através das roupas carregadas de memória através do artesanato cearense como expressão cultural e artística, e de uma Moda que insira no vestuário a nossa identidade cultural.
Na primeira fase do projeto, as proponentes Talita Maciel e Sol Moufer tiveram aulas de Bordado na Escola de Artes e Ofícios Thomás Pompeu Sobrinho com as artesãs Lúcia Ferreira e Maria Rosa e depois aulas de Crochê no ateliê da artesã Amélia Vasques.
A segunda parte será ministrada por Talita Maciel e Sol Moufer, que finalizarão o projeto com duas oficinas na Vila das Artes, uma de Crochê e outra de Bordado.
Cada participante deverá trazer no primeiro dia de cada oficina uma peça de roupa que guarde alguma recordação ou fato inesquecível na memória.
Sobre o Edital de Residências e Intercâmbios
Lançado em setembro de 2013, o Programa da Coordenadoria de Criação e Fomento da Secultfor, foi voltado a artistas, pesquisadores e produtores (individuais ou coletivos) de Fortaleza com projetos nas seguintes linguagens: artes visuais, circo, dança, literatura, teatro, música, moda, audiovisual, gastronomia, fotografia e humor. O Edital premiou 22 projetos, dentre 74 inscritos, com R$ 15 mil cada.
As propostas de residências são para um período de três meses, através de ações como intercâmbios artísticos, ocupações, acolhimentos etc., devendo as mesmas acontecerem nos equipamentos culturais da Prefeitura de Fortaleza (Passeio Público, Vila das Artes, Mercado dos Pinhões, Teatro Antonieta Noronha, Estoril e Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira) ou, ainda, em outros espaços tecnicamente viáveis e indicados pelos proponentes.
Serviço:
Projeto Artesania, memória e criação – Oficina de Bordado e Crochê
Período das inscrições: Até 10 de junho de 2015
Quando: 15 a 19 de junho de 2015
Oficina de Crochê: 9 às 12h
Oficina de Bordado: 14 às 17h
Onde: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro)
Número de participantes: 12 por oficina
Facilitadoras: Talita Maciel e Sol Moufer
Artesãs convidadas: Amélia Vasques e Lúcia Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ciclo Carnavalesco 2024

Futricas Políticas

Prefeitos 2024