'Pare a Dor'

O movimento, que desde 2009 reúne especialistas no combate à dor, inicia os encontros mensais, que acontecem todo último domingo do mês, em Fortaleza. Com o lema “A dor para a vida das pessoas – Pare a Dor”, as caminhadas, que acontecem em várias cidades do Brasil, reúnem profissionais da saúde e população com um objetivo em comum: combater a dor. Em Fortaleza, a atividade será no próximo domingo (26), a partir das 7h30, na Praça Martins Dourado – Cocó.
Estima-se que cerca de 60 milhões de pessoas sofram com problemas de dor crônica no país, aquele mal que persiste ou recorre por mais de três meses. Os especialistas afirmam que sentir dor não é normal, mas tem tratamento. Existem muitas maneiras de atenuar seus efeitos e uma delas é a prática de algum tipo de exercício físico, como a caminhada. Para a cinesiologista Mariana Schamas, “além dos muitos benefícios à saúde, a atividade física é reconhecida como um método não medicamentoso de grande impacto na melhora da dor, do humor e da qualidade de vida”.
É importante, no entanto, ressaltar que esses exercícios devem ser orientados por um profissional qualificado. Procurar o médico o quanto antes pode ser decisivo para definir e cuidar do quadro clínico. Médicos e pacientes devem trabalhar juntos no combate à dor. A fisioterapia, a prática regular de exercícios/preparo físico, métodos para alívio de estresse (como massagem e técnicas de relaxamento) são, também, indispensáveis no combate às doenças.
Segundo Mariana, recomenda-se, pelo menos, a prática de exercício físico diária de 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana.  Uma opção de tratamento é se juntar às milhares de pessoas que desde 2009 abraçaram a ideia do Pare a Dor e decidiram integrar a caminhada que hoje acontece em várias cidades do Brasil. Trata-se de uma opção de saúde e lazer com orientação médica de especialistas em dor crônica, enfermeiras e preparadores físicos. Além disso, uma oportunidade de conhecer e compartilhar suas experiências com pessoas que convivem com o problema.
O evento, gratuito, é uma parceria entre a SBED e a Zodiac Produtos Farmacêuticos e acontece em outras cidades do país. Para mais informações sobre o calendário, acompanhe o site http://www.pareador.com.br/.
SERVIÇO:
Caminhada Pare a Dor       
Local:  Praça Martins Dourado – Cocó.
Data: 26/04, a partir das 7h30.
Para participar basta comparecer ao local na hora do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses