Marco Vivo

Uma celebração da vida, das conquistas e da luta. Os índios do povo Jenipapo-Kanindé (comunidade Lagoa da Encantada – Aquiraz) comemoram até hoje, a 15ª edição da Festa do Marco Vivo. Um ritual realizado todos os anos, o festejo representa a reafirmação das identidades culturais, um ritual ecológico e sustentável, um dia de agradecimento e de união de diversos povos do Ceará.
O ritual do Marco Vivo reunirá os povos indígenas em orações, danças e encontro com seus ancestrais. A programação conta com diversas atividades, entre elas: rodas de conversa, ritual do toré e a plantação do pau do Marco Vivo. Ao fim da tarde, o tronco de yburana será plantado no chão, para dali nascer uma nova árvore, mais uma para contar a história desse povo, assim como outras 14 árvores, que são fincadas desde 1997, primeiro ano do Marco Vivo. Em cantos e rezas, os índios dançarão o toré ao redor da yburana para celebrar a vida. Imburana (Commiphora leptophloeos) é uma árvore nativa da caatinga. Seu nome popular se deve à corruptela das palavras em língua tupi y-mb-ú (árvore de água) e ra-na (falso), formando assim a palavra imburana (falso imbu).
A ADELCO conta hoje com três projetos na comunidade, dois patrocinados pela Petrobras e um apoiado pelo ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza): Matas da Encantada e o Etnodesenvolvimento e SAF (Sistema Agroflorestal) respectivamente. A entidade participa e apoia a luta desse povo.
Saiba mais
A Festa do Marco Vivo é também uma celebração à natureza. O senso de preservação dos índios Jenipapo-Kanindé é tanto que até mesmo um tronco de árvore que arrancam para o ritual é, por isso mesmo, replantado em outro lugar, para multiplicar a vida. Além de viverem da pesca, da agricultura e da pecuária, os índios desenvolvem o turismo comunitário e ecológico pela Lagoa Encantada. Além do refrescante banho de lagoa, são muitas as áreas boas para trilha. No meio do caminho, lindas paisagens de uma natureza que quer se manter distante da ação invasiva do homem.
Confira a programação do Marco Vivo 2015
15ª Festa do Marco-Vivo – dias 8 e 9 de Abril de 2015
Tema: Terra, Saúde e Educação
Ontem (8) – jantar dos convidados
Hoje (9)
Café da Manhã Comunitário
Benção da Cacique Pequena e Roda de Toré
Café da Manhã
Roda de Conversa com Entidades Não Governamentais e Entidades Governamentais sobre o tema “Terra, Saúde e Educação”
12h: Almoço Comunitário
14h: Retorno às atividades Lançamento do CD “Beleza da Vida” de autoria da Cacique Pequena seguida dos parabéns pelos 15 anos do Marco Vivo
15h: Apresentações culturais do Grupo Kunhã Apyara e grupo Água Pé
15h30: Agradecimentos e em seguida Toré
16h: Caminhada com a Yburana
18h: Encerramento e jantar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses