Fortalezas

Em tintas, através do grafite e também em fotos. As diversas “Fortalezas”, vistas por artistas plásticos e fotógrafos fortalezenses estão presentes na homenagem que a Galeria BenficArte faz aos 289 anos da cidade. Em cartaz, na “Benfica Mostra Fortaleza”, o público poderá prestigiar cerca de 300 obras que têm a capital como inspiração. Amanhã será aberta coletânea de fotos “Fortaleza: a cidade em fotos, olhares e cores” com imagens enviadas por dezenas de fotógrafos, profissionais e amadores e publicadas unicamente no perfil do Instagram “@Fortalezaemcores”.
O perfil no Instagram foi criado pelo jornalista Soriel Leiros para que fotógrafos pudessem compartilhar registros de diferentes espaços da cidade. As primeiras imagens foram cedidas por amigos. Depois, a página fez tanto sucesso, que outras pessoas começaram a enviar suas fotos, tiradas tanto de câmeras profissionais quanto de celulares. Atualmente, os registros são enviados por whatsapp e e-mail. A página foi criada em 14 de setembro e nesse período fez cerca de 300 publicações e têm mais de 1.300 seguidores.
Com um banco de imagens exclusivas e que expressam diversos olhares sobre a cidade, o jornalista teve a ideia de montar a exposição. O local escolhido foi a Galeria BenficArte por conta do compromisso da galeria com a propagação da arte e cultura no estado, com privilégio aos trabalhos que exaltem a tradição local. Um dos desafios para montagem da exposição foi a seleção das fotos. De todo o banco de imagens, foram escolhidas 40 que exibem novos ângulos sobre a mesma Fortaleza.
As imagens foram impressas em A3 e A4 fosco.
Outra coletânea que retrata as belezas da cidade e de sua população é Fortaleza em Foco, também em exibição na Galeria BenficArte. As fotos foram catalogadas durante as seis edições do concurso/exposição.
O colorido e a atitude expressas no grafite integram a homenagem da BenficArte aos 289 anos da cidade. 17 telas, criadas por artistas urbanos, expõem novos olhares sobre os principais pontos turísticos da cidade. A coletânea é o resultado do concurso/exposição “GrafitArt”, promovido pela BenficArte em 2014.
Sinônimo de cultura e de promoção da arte, reduto de intelectuais, o bairro Benfica é um dos mais tradicionais da cidade e de grande contribuição para a história de Fortaleza. Seus ícones, foram determinantes para a música, literatura, artes plásticas, enfim, para a cultura na cidade. Por isso, todos eles estão reunidos na coletânea “Benfica sobre tela”, que a Galeria BenficArte realizou em 2013 e que está em cartaz para que o público possa se encantar com a sensibilidade de artistas plásticos locais.
As cerca de 300 obras em exibição pertencem ao acervo da Galeria BenficArte. A visitação aos espaços é gratuita.
Evento: Benfica Mostra Fortaleza
Até 30/04
Local: Galeria BenficArte
Horário: das 10 às 22 horas e aos domingos, das 15 às 21 horas.
Entrada gratuita.
Mais informações: 3243-1000.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

Fortaleza Rádio Repórter