Pesca Solidária

O Projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental, editará uma cartilha que trará histórias e tradições de pesca de comunidades do Ceará e do Piauí. Para isso, já foi iniciado um trabalho de coleta de histórias dos pescadores que vivem na região do estuário dos rios Timonha e Ubatuba, na divisa entre os dois estados. A ideia é reunir dados da vida dos pescadores e também de suas experiências no mar. O estuário é um dos principais berçários de peixes e crustáceos do Nordeste, além de reduto para espécies marinhas brasileiras em extinção como o peixe-boi marinho, a tartaruga marinha e o peixe mero. 
Um dos encontros já aconteceu em Bitupitá (CE), ao som de cantigas de roda. Durante o evento, cerca de 20 histórias antigas e de tradições locais foram reunidas. Outros encontros estão programados para acontecer nas comunidades de Leitão, Chapada e Coroa Grande (CE) e em Cajueiro da Praia (PI).
Programa Petrobras Socioambiental
Por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos, a Petrobras investe em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.
Calendário de atividades:
Abril 
08 – Mobilização - comunidade Leitão (Ceará)
11 - Pesca história - comunidade Leitão (Ceará)
15 - Mobilização - comunidade Chapada (Ceará)
18 - Pesca história - comunidade Chapada (Ceará)
22 – Mobilização - Cajueiro da Praia (PI)
25 - Pesca história - Cajueiro da Praia (PI)

Maio 
21 - Mobilização - Coroa Grande (Ceará)
23 - Pesca história-Coroa Grande (Ceará)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim