Gestão de Resíduos Sólidos

Vereador Evaldo Lima presidiu os trabalhos da audiência - Foto: Genilson de Lima
Vereador Evaldo Lima presidiu os trabalhos da audiência – Foto: Genilson de Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na manhã de hoje, uma audiência pública que debateu sobre o Programa de Ações para a Gestão de Resíduos Sólidos, em particular, sobre os grandes geradores de lixos e materiais recicláveis da cidade. A autoria foi do vereador Evaldo Lima (PCdoB). 
O primeiro participante da audiência foi o professor Albert Gradvohl, Coordenador especial de Limpeza Urbana, que apontou que atualmente Fortaleza está produzindo mais resíduos sólidos que outros locais do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O Coordenador parabenizou a PMF na tentativa de criar um marco regulatório no descarte do lixo da cidade e apontou que as empresas geradoras de lixos e materiais recicláveis são os maiores problemas da cidade, e que é preciso direcionar os resíduos da construção civil para a reciclagem de forma adequada. 
Em seguida, o técnico da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Valdemberg Lima, destacou as ações preventivas propostas pela PMF para o descarte de lixo. Valdemberg afirmou que é preciso criar mais mecanismos de fiscalização nas empresas e ao mesmo tempo investir em políticas públicas para que a população não dê fim irregular ao lixo reciclável. 
O vereador João Alfredo (PSOL) cobrou da PMF uma maior atenção para a coleta seletiva e a reciclagem de lixo em Fortaleza e sugeriu oferecer descontos no IPTU e outras taxas para que as pessoas se sintam incentivadas a realizar a separar em lixo reciclável e não reciclável. O parlamentar questionou sobre o serviço de coleta que está previsto no projeto em que somente coletores que fossem pessoas jurídicas cadastradas, poderiam realizar o serviço de coleta. O vereador Evaldo Lima explicou que a associação de catadores já estão isentos do credenciamento e que eles serão parceiros no programa de resíduos sólidos. 
Já o vereador Antônio Henrique (PROS) parabenizou a PMF por seus projetos em questão da coleta seletiva de lixo e ressaltou que os moradores de Fortaleza precisa também fazer a parte dela na questão de separar o lixo entre reciclável e não reciclável, e que todos precisam ter conscientização da importância da reciclagem para a qualidade de vida da cidade. O vereador Fábio Braga (PTN) concordou com seus pares e cobrou maior fiscalização por parte da PMF para combater os aterros clandestinos em Fortaleza. 
A vereadora Cristhina Brasil (PTdoB) sugeriu a inclusão de agentes de saúde no projeto para que eles alertassem sobre o perigo de acúmulo de lixo na casa das famílias, e destacou que as pessoas mais atingidas por causa do acúmulo de lixos na rua são os idosos e crianças. 
Os vereadores Deodato Ramalho (PT) e Acrísio Sena (PT) explanaram sobre os problemas e perigos com o descarte inadequado dos resíduos sólidos da construção civil e lamentaram que o plano ainda não esteja na Casa para que os parlamentares estudem melhor o projeto. O vereador Ronivaldo Maia (PT) destacou o papel do catador de lixo no processo de reciclagem de resíduos na cidade e pediu maior apoio por parte da PMF aos coletores de materiais recicláveis. 
Por último, Albert Gradvohl voltou a tribuna e garantiu à população presente e aos vereadores que a PMF está revisando o projeto referente ao grande gerador de lixo e materiais recicláveis, além de garantir maior parceria e fortalecimento com os coletores de materiais recicláveis. O Coordenador Especial sugeriu também que para compensar o impacto gerado pelas empresas geradoras de lixo, que eles comprassem materiais recicláveis, para começar a gerar uma viabilidade econômica para o negócio.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses