Gentil Barreira

Viagens realizadas pelo fotógrafo Gentil Barreira nos últimos três anos pelo interior do Ceará,em uma imersão no contraste do sertão de chuva e estiagem, resultaram no livro "Coração Sertão", com lançamento nesta quinta-feira (26), às 19h30, na IMAGEM BRASIL Galeria. Na ocasião, será aberta a exposiçãode uma série especial de fotografias que compõem a publicação. 

O cenário percorrido por Gentil Barreira é recorrente das memórias da infância vivida na fazenda dos avós. Porém, a revisitação tomou novo rumo quando, entre os anos de 2012 a 2014, estabeleceu-se período de estiagem das mais intensa das últimas décadas. A poética da paisagem transfigurada em dor e lamento, dialoga com a permanente esperança de uma salvação vinda dos céus. 

"Coração Sertão" é imagem, prosa e poesia. Somam-se ao ensaio fotográfico de Gentil Barreira trechos de obras de autores consagradosda literatura cearense, que revelaram em palavras as duas faces do sertão, de verde e seca, de vida e morte. Os textos criam uma narrativa imaginária, como se o sertão fosse revivido por vários autores. A coordenação literária é do escritor Gylmar Chaves e de Patricia Veloso, que assina também a coordenação editorial da publicação. 

São trechos de obras de José de Alencar, Domingos Olímpio, Rodolfo Teófilo, Manuel de Oliveira Paiva, Adolfo Caminha, Antônio Sales, Demócrito Rocha, Gustavo Barroso, Leonardo Mota, Herman Lima, Jáder de Carvalho, Patativa do Assaré, Rachel de Queiroz, João Climaco Bezerra, Francisco Carvalho e Natércia Campos. Todos recebem esta homenagem em memória. 

Gentil Barreira 

O autodidata Gentil Barreira iniciou as primeiras experiências com fotografia aos 11 anos, montando um pequeno laboratório para revelar seus filmes. Cursou Arquitetura e Urbanismo em São Paulo/SP, mas antes de concluir os estudos resolveu voltar a Fortaleza/CE, onde vive até hoje. Ingressou e frequentou por dois anos a faculdade de Comunicação na UFC, período em que profissionalizou-se como fotógrafo. A influência dos experimentos da Arquitetura e os conceitos e ideias da Comunicação marcaram de forma decisiva seu trabalho e as pesquisas que desenvolve com a fotografia. Realizou diversas exposições individuais e participou de importantes coletivas, no Brasil e no exterior. Sua obra, diversas vezes premiada, está presente em acervos de instituições culturais e representada em livros, catálogos, revistas e sites. 

IMAGEM BRASIL Galeria 

A abertura da exposição "Coração Sertão" marca também a inauguração oficial da IMAGEM BRASIL Galeria, um espaço dedicado à fotografia e que também dialoga com outras artes, como a literatura, a pintura, a música e a gastronomia. Em funcionamento desde novembro, a Galeria, dirigida por Patrícia Veloso, vem promovendo eventos com a ideia de proporcionar experiências diferenciadas no campo das artes. Na inauguração oficial da Galeria com o lançamento do livro e a exposição "Coração Sertão", a interação será com a gastronomia, por meio de experimentações a base de produtos regionais, alguns típicos do sertão. 

FICHA TÉCNICA DO LIVRO 

Projeto Editorial: Terra da Luz Editorial. Coordenação Editorial: Patricia Veloso. Coordenação de Textos: Gylmar Chaves e Patricia Veloso. Pesquisa Bibliográfica: Ana Claudia Bastos de Pinho Pessoa, Angela Barros Leal, Sávio Alencar de Lima Lopes, Marina Chrisley Carvalho Bernardino. Textos: Adolfo Caminha, Antônio Sales, Demócrito Rocha, Domingos Olímpio, Francisco Carvalho, Gustavo Barroso, Herman Lima, Jáder de Carvalho, João Clímaco Bezerra, José de Alencar, Leonardo Mota, Manuel de Oliveira Paiva, Natércia Campos, Patativa do Assaré, Rachel de Queiroz. Fotografias: Gentil Barreira (ensaio fotográfico); Alex Uchoa, Jarbas Oliveira, José Albano, Leo Kaswiner, Mauricio Albano (fotos de arquivo). 

SERVIÇO 

CORAÇÃO SERTÃO - Lançamento do livro e abertura de exposição - Dia 26 de março de 2015, às 19:30h, na Imagem Brasil Galeria (Rua Rocha Lima 1707 - Aldeota). O livro será vendido no lançamento por R$ 70,00. Já à venda também nas livrarias Cultura, Saraiva, Ler, Nobel e Leitura. Informações: (85) 3244.4625. E-mail: galeria@imagembrasil.com.br. "Coração Sertão" permanece em exposição até o dia 27 de abril de 2015. Visitação: De segunda a sexta, das 9h às 19h.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses