Dia da Mulher - XI

O Centro Cultural Banco do Nordeste [Rua Conde D’Eu, 560, Centro], por meio do seu programa Percursos Urbanos, promove roteiro temático para contar a história dos saraus em Fortaleza, neste sábado (7) a partir das 15 horas. O percurso busca entrar em uma atmosfera múltipla, envolvendo ciência, literatura, artes visuais e palestras durante a visita de dois descontraídos saraus da capital cearense. O acesso é gratuito.

A primeira parada acontece no sarau promovido pelo Plebeu Gabinete de Leitura, localizado na sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI) [Rua Floriano Peixoto, 736, Centro]. O espaço de leitura conta com grande parte do acervo oriundo da coleção da historiadora e professora Adelaide Gonçalves e das doações da ACI, que somam mais de 12 mil livros.

O Plebeu Gabinete de Leitura realizou, no mês de janeiro, a I Feira do Livro Latinoamericano e agora, no dia 07 de março, a partir das 10h, fará o Sarau dos Livros Impossíveis, reunindo editores portugueses como Eugénia Gomes e Eduardo de Sousa. Lá, os visitantes terão acesso a fanzines sobre mulheres revolucionárias, escambo de livros, sebos e exposições.

Com títulos variados, é possível passear pela história, geografia, literatura brasileira e portuguesa em um mesmo lugar. Além disso, documentos para consulta ligados aos movimentos sociais como livretos, panfletos e gravuras são alguns dos destaques da biblioteca. “A proposta da visita é de perceber que Fortaleza é também feita de iniciativas de pequenos grupo autônomos que criam situações de encontro e desfrute da literatura”, afirma a mediadora do percurso, Fernanda Meireles.

A segunda parada é no Brechó Literário Rimbaud [Rua Arauba, 2142, Benfica], que reúne livros novos e usados, camisas literárias e artigos de papelaria em um ambiente cultural. Os encontros aos sábados com os poetas locais fazem o espaço ser um dos mais queridinhos entre os universitários que apreciam a literatura. “É um ponto de encontro dos apaixonados por leitura. Lá já acontecem saraus e grupos de estudos sobre Balzac, por exemplo. Além disso, é notória uma atenção especial a literatura contemporânea cearense”, ressalta Fernanda.

Além das visitas, Fernanda Meireles tratará sobre vida e obra de autoras cearenses e latino americanas, fazendo uma homenagem ao Dia das Mulheres, comemorado em 08 de março. Segundo a especialista em Arte-Educação, “por meio da leitura de trechos dos livros e passagens específicas sobre a biografias dessas mulheres é possível fazer uma viagem nas lutas feministas, obervando como se dão no passado e na atualidade”.

Os interessados no percurso podem realizar inscrição prévia a partir de 03 de março, enviando seu nome sobrenome e data dos percursos por SMS (96289137) ou e-mailpercursosurbanos@gmail.com.

Fernanda Meireles, graduada em Letras, especialista em Arte-Educação e mestre em Comunicação Social. Ela escreve em zines, livros, jornais, postais, paredes e em obras da Loja sem Paredes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto