'Cresça com seu Filho'

A Prefeitura de Fortaleza, por meio do gabinete da Primeira Dama, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizaram hoje o sorteio das microáreas escolhidas para a avaliação de impacto do Programa “Cresça com seu Filho”. O sorteio aconteceu no Paço Municipal. O Programa Cresça com Seu Filho faz parte do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPIF), que estabelece as ações para atender crianças na Primeira Infância( 0 a 6 anos). O Cresça com seu Filho é voltado para crianças de 0 a 3 anos e busca reforçar os laços familiares ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento das áreas motora, linguagem, socioafetiva e cognitiva.
Participaram do sorteio as microáreas que estão sendo atendidas pelo Programa. São ao todo 378 microáreas cobertas por agentes de saúde na Regional V, que compreendem os bairros do Genibaú, Granja Portugal, Granja Lisboa, Bom Jardim, Siqueira, Canindezinho, Planalto Ayrton Senna, Presidente Vargas, Parque Santa Rosa, Parque São José e Mondubim. Serão sorteadas 180 microáreas, chamadas de grupo tratamento, e outras 180 chamadas de grupo controle. Caso ocorra alguma desistência, mudança de endereço ou desejo de não participar do Programa, 18 microáreas serão escolhidas como reserva, para substituição. Em cada microárea, em média, sete crianças serão selecionadas para acompanhamento. 
O sorteio das áreas foi realizado de forma aleatória e entre os critérios avaliados estão: evidências do impacto do programa sobre o desenvolvimento infantil de crianças em áreas vulneráveis; estimativa da relação custo-eficácia e a possibilidade de ampliação da cobertura do programa para outras regiões do Brasil; acompanhamento do processo, identificando as vantagens e desvantagens de cada um dos componentes da intervenção e possibilidade de melhorias na implementação do programa e na capacidade de implementação um sistema de visitas domiciliares.
A primeira dama de Fortaleza, Carol Bezerra, vem acompanhando de perto a execução do “Cresça com seu Filho” nas Regionais V e VI, escolhidas por serem as que possuem os bairros com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Carol destaca a importância do Programa e atenção que a Prefeitura vem tendo com a educação das crianças. “A área da educação é uma das que está mais próxima das crianças que vivem em risco de vulnerabilidade social e quem trabalha com a educação infantil vai ser mais exigido”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto