Pular para o conteúdo principal

Aulas públicas

A ADUFC Sindicato realiza 12 aulas públicas, mediadas por professores da UFC, em diferentes espaços públicos da cidade. São encontros semanais, em locais de trânsito, de convivência coletiva, aproximando o conhecimento científico da cidade. No mês de março, os temas transitam pelas questões ambientais, urbanas, pelo cinema e a cidade e pelos direitos humanos e as sexualidades.
O intuito do projeto, produzido em parceria com a ONG Mediação de Saberes, que em 11 anos tem concebido e realizado projetos como o Percursos Urbanos, é estimular a troca de saberes e difundir o pensamento científico a partir de intervenções inusitadas e sob o risco dos encontros de rua. O projeto também reflete a preocupação do sindicato com a degradação das condições urbanas e a precarização da vida comunitária.
Sem as instâncias de formação populares que foram fundamentais em diversos momentos históricos, o debate sobre a vida, o comum, facilmente se encaminha para o esvaziamento. A contribuição da ciência para a compreensão do mundo fica muitas vezes restrita aos meios universitários.
O Projeto Universidade a Céu Aberto propõe superar esses limites com encontros dialógicos que criam conexões entre linhas de pesquisa, os saberes populares e os contextos sócio-político-culturais onde as atividades educativas serão desenvolvidas.
Amanhã (17) – 19h30 Aula de cinema na pracinha - Com Yuri Firmeza, do ICA – Instituto de Cultura e Arte da UFC Praça do POVO (Sapiranga)
A proposição apresenta o novo cinema produzido em Fortaleza, em uma praça ocupada pela juventude, com saraus e outras atividades culturais, há mais de cinco anos. Uma aula pública que se constitui de conversas e imagens, projeções de muitos trechos de filmes.
Nos últimos anos, a produção de cinema em Fortaleza tem crescido consideravelmente e o aumento ocorre não apenas em relação à quantidade de pessoas pensando e produzindo cinema, mas também com a inserção de filmes em circuitos que estão além das fronteiras da cidade. Parte significativa desses filmes toma esse espaço urbano não como mero cenário para seus filmes, mas como lugar-problema para suas indagações.
O propósito desta conversa é apresentar e debater filmes de jovens realizadores que olham para a cidade de Fortaleza e nos fazem pensar sobre nossa relação com o lugar que habitamos. Algo que os jovens da Pracinha do Sarau também fazem com sabedoria.
A aula será ministrada pelo professor Yuri Firmeza. Firmeza é graduado em Artes Visuais pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza e possui mestrado, também em Artes Visuais, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Realizou exposições em diversas cidades do Brasil e do exterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...