Praia Acessível

Vereador representa o PP na Câmara Municipal - Foto: Genilson de Lima
Vereador representa o PP na Câmara Municipal – Foto: Genilson de Lima
O vereador Casimiro Neto (PP), em pronunciamento pelo grande expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira, defendeu a implantação do projeto “Praia Acessível”, na cidade de Fortaleza. De acordo com o parlamentar, o projeto têm como objetivo permitir o acesso das pessoas com deficiência às praias do Município.
Casimiro informou que, segundo o IBGE, o Brasil tem 45,5 milhões de pessoas com deficiência. “E foi pensando nesse público que algumas iniciativas tem tornado as praias mais acessíveis. Em alguns estados, as praias disponibilizam esteiras para o mar, cadeiras de rodas anfíbias, feitas com um tipo de pneu que permite a mobilidade na areia e profissionais qualificados para o banho assistido.”, destacou.
De acordo com o parlamentar o projeto “Praia Acessível”, foi implantado em 2010 em São Paulo, com o objetivo de oferecer equipamentos e tecnologias para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. O programa já beneficiou mais de 25 mil pessoas com deficiência e pode ser utilizado por moradores ou visitantes da região.
“Aqui em Fortaleza uma parcela da população não pode usufruir da alegria e diversão da praia devido as barreiras físicas e arquitetônicas existentes no local. Sabe-se da grande dificuldade em conduzir uma cadeira nas areias soltas.”, explicou. Segundo Casimiro, a implantação do projeto na cidade possibilitará o acesso dessas pessoas às praias com segurança e dignidade.
Casimiro ainda pontuou sobre o projeto do Ministério do Turismo chamado “Turismo Acessível”, que possui um pacote de incentivos à estrutura e promoção da acessibilidade. O projeto possui uma reserva de R$ 100 milhões para promover a inclusão social e acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à atividade turística.
O parlamentar encerrou sua fala, pedindo o apoio aos pares para a elaboração do projeto. “Se faz necessário a mobilização da sociedade como um todo, dos parlamentares e dos prestadores de serviços envolvidos, tais como hotéis, bares, quiosques, e proprietários de barracas.”, destacou. De acordo com o parlamentar, a Casa não pode ficar passiva diante da situação. Casimiro se comprometeu em levar o projeto adiante.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses