Fala Zezinho

Discurso do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), deputado estadual Zezinho Albuquerque (Pros), hoje, na posse dos deputados para o quadriênio 2015-2018.
"Muito bom dia, senhoras e senhores aqui presentes./ Bom dia a todos os cearenses que nos acompanham neste momento pela TV Assembleia, Rádio FM Assembleia e demais emissoras que transmitem esta sessão na Capital e no Interior do Estado.//
Em especial, nosso bom dia a todos os deputados estaduais que comigo compõem a legislatura 2015/2019.//
Saúdo também aos ex-deputados que nos prestigiam hoje, autoridades que aqui se encontram, a todos os servidores e servidoras desta Casa, bem como aos membros da imprensa aqui presentes.//
Aos cearenses que ocupam neste momento as dependências desta Assembleia, sejam muito bem-vindos como testemunhas deste momento democrático.//
Nesta data, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará inicia sua Vigésima Nona Legislatura./ Isto acontece porque esta Casa teve sua composição eleita pela vontade soberana do povo cearense.//
O compromisso com a continuidade de um Parlamento forte e produtivo, atento e aberto à vontade da população, será uma marca desta Legislatura.//
Meus amigos e minhas amigas,
Minhas palavras iniciais são de agradecimento aos colegas parlamentares que, nesta data, elegeram a Mesa Diretora desta Casa para os próximos dois anos./ Caberá a esta Mesa a condução dos trabalhos do Poder, em sintonia com o interesse público.//
Estarão comigo, exercendo esta missão, os deputados Tin Gomes, Danniel Oliveira, Sérgio Aguiar, Manoel Duca, João Jaime, Joaquim Noronha, Ely Aguiar, Aderlânia Noronha e Robério Monteiro.//
Grandes desafios se colocam diante de nós, colegas deputados e deputadas./ O agravamento da crise de abastecimento de água porque passa nosso País é uma realidade historicamente vivenciada pelos cearenses.//
Há exatos dois anos, quando assumi a Presidência desta Assembleia, afirmei, nesta tribuna: “Nossa geografia física é extremamente hostil ao nosso povo e estamos saindo – mas ainda não saímos –, da pior seca dos últimos 50 anos.”//
Pois bem, meus amigos e minhas amigas:
O quadro que vivíamos se agravou desde então./ Pelo quarto ano consecutivo, o Ceará tem registrado chuvas abaixo da média./Precisamos agir para evitar o aprofundamento das consequências da seca, o que preocupa nossos irmãos em todos os 184 municípios.//
Estamos confiantes de que, muito em breve, teremos chuvas em nosso Estado, nos permitindo acreditar na chegada de dias melhores para todos os cearenses.//
Paralelo a isso, é urgente que procuremos, agentes públicos e sociedade, nos unir em busca de soluções que tenham como objetivo a economia e o uso responsável da água, evitando desperdícios.//
A Assembleia já deu grandes contribuições a este assunto e não fará diferente neste ano./ Estaremos prontos a agir junto ao Poder Executivo, em busca de melhores dias para a agropecuária, a indústria e o abastecimento da população em nosso Estado.//
Nos últimos oito anos, foram feitos grandes investimentos, pelo Poder Executivo, em reservatórios, adutoras e poços profundos.//Estes equipamentos nos levaram a melhores condições de armazenamento, distribuição e uso da água em todo o Ceará.//
A continuidade de projetos estratégicos, como o Cinturão das Águas e a transposição das águas do Rio São Francisco, demonstra o esforço permanente que temos feito nesta direção.//
De igual forma, nosso País enfrenta dificuldades no que se refereao uso da energia elétrica, exigindo de nós, homens e mulheres que abraçaram a vida pública, soluções urgentes./Historicamente, o Ceará era considerado importador de energia elétrica, sendo hoje exportador. //
Sociedade cearense,
Nesta Assembleia, recebemos, cotidianamente, as mais variadas delegações, instituições e entidades para apresentar demandas de interesse da população./ Todos estes segmentos têm a garantia de espaço para manifestarem suas lutas e interesses, qualquer que seja o grau de poder político ou econômico. //
Implantamos a prática de interagir com o governo estadual,trazendo secretários de governo a esta Casa para apresentar o que foi feito em suas pastas e debater assuntos de interesse da população.//
Fizemos e continuaremos dando curso às modernizações das instalações e equipamentos da Casa./ Pretendemos atuar também treinando, desenvolvendo e valorizando nossos servidores.//
Em março próximo, estaremos, por meio da nossa página na Internet, oferecendo aulas gratuitas, para todos os alunos interessados em prestar o exame do ENEM./
Meus amigos e minhas amigas,
A Assembleia tem participação efetiva em relevantes conquistas alcançadas por diversos segmentos./ Isto é fruto de negociações que mediou entre entidades representativas das categorias e o Poder Executivo.//
Seja por meio de audiências públicas, de campanhas institucionais ou pelos pronunciamentos realizados neste Plenário, este Poder está permanentemente atento a todos os assuntos relevantes para o nosso Estado e para o País.//
Estaremos de mãos dadas com o Governo do Ceará, Prefeituras Municipais e toda a nossa população, sempre buscando construir um presente mais digno e um futuro mais promissor para todos os cearenses.//
Nos últimos dois anos, por exemplo, desenvolvemos as campanhas institucionais Ceará Sem Drogas e Refinaria Já: Compromisso que precisa ser cumprido.//
A questão das drogas interfere diretamente nos índices de violência do Estado, sendo necessário que nos mobilizemos permanentemente para alertar os jovens sobre o tema./ Esta é, antes de tudo, uma questão essencial para evitar que mais famílias cearenses venham a perder seus filhos tragicamente.//
No caso da Refinaria, continuaremos firmes na nossa luta, não só por este empreendimento, mas por outros grandes investimentos que venham trazer desenvolvimento e justiça social para o nosso Estado.//
Senhoras e senhores,
Ser reconduzido à Presidência da Assembleia é uma missão que recebo consciente da responsabilidade que a acompanha./ A convergência de opiniões entre os colegas deputados me recoloca na linha de frente dos desafios que surgem no cotidiano desta Casa.//
Estou certo de que terei o apoio dos meus pares e da sociedade para bem presidir este Poder.//
Na condição de militante político e de parlamentar desta Casa há 24 anos, faço um registro especial a dois grandes homens públicos com quem tenho a honra de trabalhar em defesa do nosso Estado: o ministro e ex-governador Cid Gomes e o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes./ A eles, minha mais profunda admiração.//
Ao governador Camilo Santana, manifesto a convicção de que conduzirá nosso Estado aprofundando conquistas e desenvolvendo novos projetos que beneficiarão a todos os cearenses.//
Agradeço à minha família pelo sólido apoio, que me dá a força necessária para superar obstáculos e cumprir esta missão, que Deus e os colegas deputados me confiam.//
Dirijo este agradecimento de forma especial ao meu querido pai, Chagas Albuquerque, minha referência na vida pública que, assim como eu, também teve a honra de representar os cearenses nesta Casa.//
A cada um dos cearenses que em mim confiaram seus votos nas últimas eleições, dirijo um afetuoso agradecimento por me permitirem representá-los nesta Casa pela sétima vez.//
No entanto, todos os conterrâneos povoam meus pensamentos e minhas ações à frente da Assembleia, casa de todo o povo cearense./ Isso me norteará no exercício desta Presidência.//
Um obrigado, de coração, ao querido povo de minha terra natal, o município de Massapê.//
Compartilho agora pensamento de nosso poeta maior, Carlos Drummond de Andrade: Se desejarmos fortemente o melhor, e, principalmente, se lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar em nossa vida.//
A todos vocês, meu caloroso abraço.//
Que Deus nos ilumine e nos permita desempenhar bem esta missão.//
Muito obrigado!
Zezinho Albuquerque."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto