BNDES apoia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinou R$ 25,5 milhões do seu Fundo Tecnológico (BNDES Funtec) para a implantação do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), inaugurado esta semana em Fortaleza. O empreendimento, pioneiro, dedica-se à pesquisa clínica e pré-clínica de medicamentos inovadores, até então inexistentes no País. 
Os trabalhos desenvolvidos no NPDM terão impacto sobre políticas públicas na área da saúde, com benefícios para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a sociedade brasileira como um todo, pois permitirá a oferta de medicamentos mais eficazes, desenvolvidos e testados clinicamente em território nacional. 
A expectativa é que o Núcleo realize pesquisas de toxicologia pré-clínica em animais e pesquisas clínicas altamente qualificadas em voluntários e pacientes humanos, em diferentes fases, atendendo a rígidas exigências de padrões internacionais. Essa atividade contribuirá para a pesquisa e o desenvolvimento de novos medicamentos no País, possibilitando uma inserção mais significativa do Brasil na pesquisa global em saúde. 
O NPDM está integrado ao Centro de Saúde da Universidade Federal do Ceará (UFC) e se juntará a outra importante iniciativa na região: o centro de desenvolvimento e produção de medicamentos biológicos expressos em plataforma vegetal da Fiocruz, que será erguido em Eusébio, município contíguo a Fortaleza. 
Além do apoio do BNDES, que é não reembolsável, o NPDM recebeu recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Saúde. O chefe do Departamento de Produtos para Saúde do BNDES, Pedro Palmeira, representou o Banco na cerimônia de inauguração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto