Coluna Esportes-O Estado

CEARENSÃO SUB 20
Com 15 times começa, em oito de fevereiro, o Cearensão Sub 20 de 2015. Será a 11ª edição do certame, que vai apontar o terceiro representante cearense para a 47ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2016. Ceará e Fortaleza já tem vagas garantidas na Copinha. O Cearensão Sub 20 de 2015 terá dois turnos. Disputarão o certame: Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Tiradentes, Uniclinic, Alvinegro, Atlético, Calouros do Ar, Estação Antônio Bezerra, Floresta, Maguary, Rio Branco, São Gerardo, Santa Cruz e Maranguape. No Primeiro Turno, os 15 participantes se dividem em dois grupos. No Grupo A-1 tem: Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Uniclinic, Atlético, Tiradentes, Floresta e Estação Antônio Bezerra. No A-2 estão: Calouros do Ar, Maguary, Santa Cruz, Rio Branco, São Gerardo, Maranguape e Alvinegro. Os oito times do A-1 disputam o título de campeão do Primeiro Turno, enquanto os sete do A-2 brigam por classificação para o Segundo Turno. Os jogos do Primeiro Turno acontecem dentro de cada grupo, no sistema apenas de ida. Os dois primeiros colocados no A-1 fazem a final do Primeiro Turno. Já os quatro melhores do A-2 seguem para o Segundo Turno com os demais oito do A-1. Para o Returno haverá nova divisão em dois grupos. O B-1 e o B-2, cada um com seis times, sendo o B-1 encabeçado pelo campeão do Primeiro Turno e o B-2 pelo vice-campeão. Novamente em sistema apenas de ida dentro dos grupos B-1 e B-2, que indicam os semifinalistas (os dois primeiros de cada grupo). As semifinais acontecem entre o primeiro de B-1 contra segundo de B-2 e primeiro de B-2 contra segundo de B-1, de ondem saem os finalistas do Returno. Havendo campeões diferentes de cada Turno, uma partida final será realizada em 24 de maio para se conhecer o campeão do Cearensão Sub 20 de 2015.

VITÓRIA - O Vitória (BA) despachou o Cruzeiro (MG), nas oitavas de final, ganhando por 2 a 0, e vai para quartas de final da Copinha São Paulo 2015 contra o Palmeiras (SP).
ÚNICO - O Vitória é o único time nordestino, que está avançando na Copa São Paulo Júnior.
EMPATE - O Icasa cedeu o empate ao Horizonte, no Domingão, em 1 a 1, na sua estreia no Cearensão 2015, sábado passado.
INVICTO - O Horizonte mesmo assim continua invicto no Grupo A-1 do Cearensão 2015. Uma vitória e um empate.
CASSACO - O atacante do Horizonte, André Cassaco já tem dois gols.
PIOCERÁ - Depois do Rally Dakar vem ai o Piocerá 2015.
TERESINA - O Piocerá larga de Teresina (PI), no próximo domingo (25).
BEBERIBE - O Piocerá passa por Altos (PI), Pedro II (PI), Crateús (CE), Quixeramobim (CE), Quixadá (CE) até chegar em Beberibe (CE), no dia 30 de janeiro.
ENDURO - Além de Rally, o Piocerá é Enduro. Chega a 28ª edição entre Piocerá e Cerapió.

ESTABILIDADE
Vai para pauta do Congresso Nacional uma lei que prevê a estabilidade do treinador de futebol por seis meses. E nesse período em caso de demissão, outro treinador só pode ser contratado se o anterior for pago. A lei é polêmica. O tal contrato de risco que hoje existe no futebol brasileiro é questionado. Tudo porque não se define um projeto de futebol a longo prazo. Tudo é para o hoje. A pressão dos dirigentes e da torcida acaba por causar instabilidade na carreira de treinador. Que o tinha Paulo Rossi, que foi demitido na primeira partida do São Benedito, no Cearensão 2015.

DROGAS I - Que a execução do instrutor de voo em asa delta brasileiro, Marco Archer Cardoso, de 53 anos, na Indonésia, sirva de exemplo, que o tráfico de drogas é mortal.
DROGAS II - O pior é que tem outro brasileiro no corredor da morte, na Indonésia. Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, está marcado para morrer em fevereiro.
DROGAS III - Archer levou drogas para Indonésia em tubos de asa delta; e Muxfeldt, em pranchas de surf.
BATATAIS - E Carlinhos Bala, ex-Fortaleza, foi parar no Batatais, da Segundona do Paulistão 2015.
TIME E MEIO - Dos 35 jogadores do atual elenco do Fortaleza, 16 foram contratados para a temporada 2015.
LATERAL - O último a ser anunciado foi o lateral direito Jean.
BOLA BRANCA - Para o zagueiro Diego Sacoman, ex-Ceará, que recuperou-se de problemas cardíacos e volta a jogar futebol.
BOLA PRETA - Para uma onda de boatos, que circula no Fortaleza. Fala-se tudo lá no Pici, menos de futebol, como quer o presidente Jorge Mota.

DOR DE DENTE
Começa na próxima quarta-feira (22), no ExpoCenter Norte, em São Paulo, o 33º Congresso Internacional de Odontologia. Destaque para o Meeting do Odontologia do Esporte. Sim a dor de dente tem tirado muitas atletas de disputas. O evento vai debater a importância da saúde oral no desempenho dos atletas de várias modalidade esportivas. Um estudo feito durante as Olimpíadas de Londres, em 2012, apontou que 18% dos atletas acreditam que problemas odontológicos exerceram impacto negativo nos seus resultados. Mas 46,5% informaram não ter feito qualquer tratamento dentário em 2011, o ano que antecedeu às Olimpíadas. O coordenador técnico do Ministério do Esporte, Hilton Tiba, vai falar, no Congresso, sobre aplicação e importância da Odontologia dos Esportes em atletas de alto rendimento. Uma dica que o especialista dá é que os atletas cada vez mais substituam os isotônicos por água e que façam um check-up odontológico anualmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto