Aída Santos e Silva

Dando continuidade às reformas e ampliações da rede municipal de atenção básica à saúde, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) entrega à comunidade do Vicente Pinzon amanhã (23), às nove da manhã, o Posto de Saúde Aída Santos e Silva. 
Segundo a coordenadora da Unidade de Saúde, enfermeira Ana Geysa, tanto a população local quanto os profissionais de saúde aguardam com expectativa a reabertura do Posto e as melhorias que trará para todos. “Estamos funcionando provisoriamente em uma associação comunitária do bairro (Barracão da Liduína). Agora, vamos poder ampliar e melhorar o atendimento ao usuários com mais  médicos,medicamento e conforto e, principalmente, com a implantação do modelo de gestão mais participativa com funcionamento das sete da manhã às sete da noite", disse Geysa.
INVESTIMENTOS EM SAÚDE
De acordo com a PMF, o Aida Santos é um dos 65 postos da capital de um total de 92 que estão recebendo melhorias além das 25 unidades em construção, todos financiados com recursos do Ministério da Saúde e do Município que são da ordem de R$ 49 milhões. A PMF Informou ainda que até o início de fevereiro pelo menos 61 postos de saúde serão entregues.
HOMENAGEM A PROFESSORA AIDA SANTOS 
Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Roberto Cláudio confere homenagem em memória de Aida Santos que será representada por sua neta e agente comunitária de saúde, Sayonara Santos. A professora (conhecida como Aida Balaio) foi pioneira na alfabetização das primeiras famílias de pescadores que habitaram o morro no entorno da Praia do Mucuripe.
AIDA BALAIO EM VERSO E AMOR AO PRÓXIMO
"Muita gente há de lembrar / dessa mulher tão valente / que alfabetizou criança / e também adolescente / Do Mucuripe a madrinha / e do ensino a rainha / Sempre ao lado do carente”.
Este trecho do cordel escrito pelo apresentador de TV e cordelista Dílson Pinheiro sobre a vida da educadora ilustra bem o trabalho realizado por Aida Balaio em benefício da comunidade do Mucuripe.
RECONHECIMENTO
O reconhecimento por suas ações humanitárias partiu do então Prefeito de Fortaleza Juraci Magalhães que, incentivado pelo deputado estadual Carlomano Marques, usou do seu prestígio para vincular o nome de Aida Santos e Silva ao Centro Integrado de Educação e Saúde, localizado na comunidade da Lagoa do Coração (Vicente Pinzon), hoje Unidade Básica de Saúde – Aida Santos e Silva.
Sayonara Balaio falou com orgulho sobre as homenagens à mulher guerreira e solidária que foi sua avó. 
“Quando ando pelo Mucuripe além do carinho que recebo dos moradores mais antigos que foram educados pela minha avó, me deparo, além do Posto de Saúde Aida Santos, com uma rua e uma escola pública onde a biblioteca leva o nome dela. Isso é muito gratificante", declara Sayonara, se referindo à Rua Professora Aida Balaio e a biblioteca da Escola Municipal Matias Beck.
(Uerbet Santos)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses