66,7% devendo em Fortaleza

Em janeiro, a Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), mostra que 66,7% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O resultado mostra um leve aumento de 0,2 pontos percentuais no índice geral de endividamento, com relação ao último mês de dezembro, com o indicador estabilizando em um patamar considerado elevado.
A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve queda de 1,9 pontos percentuais, indo para 17,3% neste mês. Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (18,1% afirmam possuir contas em atraso), o grupo com idade entre 25 e 34 anos (22,3%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (18,7%).
O tempo médio de atraso é de 68 dias e a principal justificativa para o atraso é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 68,4% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 21,2%, seguindo pela contestação da dívida (9,5%).
Comprometimento de Renda
Em Fortaleza 66,7% dos consumidores possuem algum tipo de dívida. Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: (a) cartões de crédito, citados por 81,7% dos entrevistados; (b) o financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 15,4%; (c) os empréstimos pessoais (7,0%) e (d) os carnês e crediários, com 5,9% das respostas. O consumidor utilizou o crédito para a compra de:
− Artigos de vestuário (46,7% das respostas);
− Itens de alimentação (41,2%);
− Eletroeletrônicos (38,1%); e
− Realização de despesas de educação e saúde (21,4%).
O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.246 e prazo médio de sete meses, comprometendo 26,3% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento. 
Inadimplência potencial
A taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos, teve aumento de 0,1 ponto percentual, passando de 5,8%, em dezembro, para 5,9%, neste mês. 
O perfil do consumidor inadimplente mostra preponderância do grupo de consumidores do sexo feminino (6,6%), com idade acima de 35 anos (7,1%) e renda familiar inferior a cinco salários mínimos (6,3%), inspirando cuidados, principalmente nos grupos com menor renda e maior dependência do mercado de trabalho.
Orçamento familiar
A Pesquisa de Endividamento também revela que 83,5% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. 8,5% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 8,1% dos entrevistados informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.
A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, listam-se: 
(I) A falta de orçamento e controle dos gastos, com 33,8%;
(II) As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 29,4%;
(III) Compras antecipadas, com 25,1%;
(IV) O aumento dos gastos considerados essenciais, com 19,4%; e
(V) Gastos imprevistos, tais como doença, acidentes etc., com 15,9%.
A pesquisa é realizada mensalmente e tem como objetivo indicar a capacidade de endividamento do consumidor de Fortaleza, visando conhecer o comprometimento financeiro desse, em relação ao comércio local.
Auxilia os empresários a planejarem estratégias de vendas, analisarem situações de risco, entre outras coisas. Quatro indicadores distintos são verificados nessa pesquisa: Taxa de Consumidores com Contas ou Dívidas em Atrasos; Taxa de Comprometimento da Renda do Consumidor; Taxa de Inadimplência em Potencial e Planejamento Financeiro e Orçamento Familiar.
Mensalmente, cerca de mil consumidores da região metropolitana de Fortaleza são entrevistados pelo IPDC para a realização desta pesquisa. 

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