Pular para o conteúdo principal

Eleições 2014

TIAGO ROGERO - O ESTADO DE S. PAULO
01 Outubro 2014 | 00h 43

Camilo Santana (PT) confirma início da operação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza após dois anos em 'operação assistida'

A cinco dias do primeiro turno das eleições, o candidato dos irmãos Ferreira Gomes ao governo do Ceará, Camilo Santana (PT), aproveitou o debate da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, para anunciar o início da operação comercial da Linha Sul do Metrô de Fortaleza - que funcionava há mais de dois anos em "operação assistida". O anúncio do petista, candidato da situação do governador Cid Gomes (Pros), revoltou a candidata do PSB, Eliane Novais: "Vinha funcionando até hoje de forma assistida, e agora esse anúncio em pleno período eleitoral? Me perdoe, governador Cid Gomes, mas isso não é coisa que se faça".
Camilo anunciou a "novidade" em réplica após resposta da deputada estadual, que prometeu, se eleita, concluir o Metrô de Fortaleza. "O Metrô já está funcionando de forma assistida e, a partir de amanhã, vai operar das 6h30 às 19h", anunciou o petista sobre a Linha Sul, que já custou até agora cerca de R$ 2 bilhões e liga a capital à Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. O projeto, com recursos federais, começou em 1997 e, deste então, triplicou de valor.
A "operação assistida" da linha (ou "fase de testes", como descrevia a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Metrofor), entre 8h e 12h30 de segunda à sexta-feira, durou dois anos e quatro meses. O problema, segundo a Metrofor, era a espera por uma licitação de cerca de R$ 200 milhões num convênio com o governo federal, para implantação de sinalização, ventilação e bilhetagem.
O debate mais uma vez foi marcado por ataques entre os dois principais candidatos na disputa: o senador Eunício Oliveira (PMDB), que lidera as intenções de voto, e Camilo, secretário de Desenvolvimento Agrário e depois de Cidades no governo de Cid Gomes. "Espero que eleitor saiba escolher entre o bem e o mal nesta eleição", afirmou o petista nas considerações finais.
Já Eunício lembrou dos processos pelos quais o candidato dos Gomes responde pelo chamado "escândalo dos banheiros", um esquema de desvio de recursos públicos da secretaria estadual de Cidades, que deveria ser destinado à construção de banheiros públicos no interior: "Eu jamais fiz qualquer acusação ao candidato Camilo sobre qualquer assunto. Quem fez não fui eu, mas o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado. Quem tem bens indisponíveis não sou eu, mas o Camilo", disse o peemedebista.
"Você sabe que eu não tenho anda a ver com isso, só assumi a secretaria seis meses depois", respondeu Camilo. O tema tem dominado não só os últimos debates entre os dois, mas as propagandas eleitorais na TV e nas redes sociais.
Em terceiro lugar nas pesquisas, Eliane Novais (PSB) por vezes parecia mais preocupada em falar sobre a candidatura de sua correligionária à presidência, Marina Silva, que sobre a disputa pelo governo estadual. "Marina me representa porque é a cara da superação, e quem passou fome jamais vai acabar com Bolsa Família. Essa maldade do PT não vai 'caber', contrataram mil pessoas, fizeram um 'pool' lá em SP, para denegrir a imagem da Marina", afirmou a deputada estadual.
O candidato do PSOL, Aílton Lopes, afirmou que escolher entre Eunicio e Camilo é trocar "uma oligarquia pela outra". "As oligarquias pulam de galho em galho. Você sabe que atual governador já foi aliado de Tasso (Jereissati, do PSDB), e só pula de galho em galho de acordo com as conveniências. Não adianta trocar uma velha oligarquia por outra, votando no Eunício ou no Camilo o eleitor só trocará uma pela outra".
Confusão. Antes do debate, militantes de Eunício e Camilo entraram em confronto na Praça da Imprensa, em Fortaleza. Com pedaços de madeira (do suporte das bandeiras) e pedras, os grupos se enfrentaram e o Batalhão de Choque da Polícia Militar usou bombas de efeito moral, gás de pimenta e balas de borracha para encerrar o confronto. Pelo menos duas pessoas teriam se ferido. 
Eleições 2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...