'O Galope de Ulisses'

Mais nova publicação da Editora Patuá, o livro 'O Galope de Ulisses', antologia poética de José Inácio Vieira de Melo, será lançado no próximo sábado (4), às 19 horas, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Para fazer a seleção, organização e prefácio do título, foi convidado o poeta e ensaísta carioca Igor Fagundes, que escolheu setenta poemas, dos seis livros de José Inácio, para comporem a paisagem poética do livro.
Durante o lançamento, José Inácio Vieira de Melo fará um recital de seus poemas aboiados, denominado “Ulisses galopa em minhas veias” e que será dividido em quatro momentos. Para abrir o recital, a atriz performática Soraia Falcão, dramatizará o poema “A casa dos meus quarenta anos”, musicado e acompanhado pelo compositor e intérprete Paulo Branco.
A antologia poética do escritor divide-se em quatro partes: “Galopar na infância é a minha metafísica”, “No sertão, o princípio do enigma, o galope para dentro de redemoinho”, “Quando o homem chega dentro da criança, o infinito cai e a casa começa” e “Pois a verdade – a verdade verdadeira – é escutar no canto a imensidão”. Estes são versos retirados de alguns poemas que estão na antologia.
Na contracapa, Igor, em um texto síntese, dá a medida certa de O Galope de Ulisses: “Reunida a obra de José Inácio Vieira de Melo em um único-múltiplo itinerário, percorremos com o poeta uma viagem de renúncia dos seus lugares prévios de identificação e acomodação; de suspensão do conhecido e familiar, em nome da escuta do desconhecido e silente, de um perigoso canto advindo das sereias sertanejas, rumo ao sem-lugar – sertão – em que o humano se perde e se ganha em meio ao cacto das musas. De uma cronológica a uma ontológica infância, a poesia-vida aí se firma como um bem da terra, uma cultura possível da imensidão, onde cada um conquista a solidão de sua diferença”.
A obra de JIVM tem merecido a atenção de grandes nomes da literatura de língua portuguesa – como Ronaldo Correia de Brito, Gonçalo M. Tavares e Salgado Maranhão – e já alcançou considerável reconhecimento de público. E é por conta dessa popularidade, aliada a qualidade de sua poesia, toda perpassada por uma seiva telúrica, que a Patuá publica O Galope de Ulisses, sua segunda antologia. A primeira, publicada em 2011 pelas Edições Galo Branco, foi inserida na coleção 50 poemas escolhidos pelo autor e contou com apresentação de Affonso Romano de Sant’Anna, André Seffrin e Marco Lucchesi.
Sobre Igor Fagundes
Além de poeta e ensaísta, Igor Fagundes é também professor de Filosofia, Estética e Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor de sete livros, coautor de trinta, e organizador de outros três. Doutor em Poética com a tese A incorporação – Poética na encruzilhada, na qual a obra de José Inácio Vieira de Melo comparece como parte de uma dramaturgia mítico-filosófica.
SERVIÇO
Lançamento do livro “O Galope de Ulisses”
Dia: 4 de outubro de 2014
Hora: às 19 horas
Local: Auditório do Dragão do Mar
Acesso gratuito






Livro: O Galope de Ulisses

Autor: José Inácio Vieira de Melo

Seleção, organização e prefácio: Igor Fagundes

Editora: Patuá

Páginas: 150

Preço: R$ 40


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses