Sobre a crise coral

A AGÊNCIA FORTALEZA DE NOTÍCIAS PUBLICA AGORA A COLUNA ESPORTE ESCRITA POR LAURIBERTO BRAGA EM 25 DE ABRIL DE 2011 QUE JÁ FALAVA DA CRISE CORAL. a COLUNA ESPORTE VOLTA A SER PUBLICADA A PARTIR DE DOIS DE JANEIRO DE 2015, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA EM o ESTADO.
ESPORTE
Segunda-feira, 25 de Abril de 2011
Salvem o Ferrim
A- A A+
Tomo a liberdade de abrir a coluna de hoje com uma frase do secretário de Esportes e Lazer de Fortaleza, professor Evaldo Lima, torcedor do Ferroviário: “Apesar da dor, @LCBrag torcer um time significa pertença, lealdade. Vibrar quando ganha (raro), sofrer resignadamente quando perde”. Evaldo escreveu para mim esta meditação através do twitter. Ela bem traduz o momento que vive o Ferroviário Atlético Clube (FAC), que, no próximo dia nove de maio, completará 78 anos de fundação. As palavras de Evaldo são filosóficas e servem para refletir o atual Ferrim. Há 12 dias, entrevistei o ex-presidente coral, vereador Carlos Alberto Mesquita (PMDB), no lançamento do Shopping Parangaba. Na oportunidade, ele me disse: a salvação do Ferroviário está naqueles que se dizem torcedores corais. E cobrou da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT); do próprio Evaldo; de Rui do Ceará; do líder do governador Cid Gomes (PSB), na Assembleia, deputado Antônio Carlos (PT); do deputado estadual Francisco Pinheiro (PT); e de tantos outros, que são corais, apoio para que o Ferrim não se acabe. Mesquita enceta o movimento “Salvem o Ferrim”, pois do jeito que está, parafraseando o deputado federal Tiririca (PR-SP), “pior não fica”.
• pior saldo - O Ferroviário terminou o Cearensão 2011 na antepenúltima colocação com 20 pontos em 22 jogos. Teve o pior saldo de gols do certame com 24 gols negativos.
• pior ataque - É do Ferrim o pior ataque. Marcou 21 gols em 22 partidas. Média de 0,95. Quer dizer, menos de um gol por jogo.
• mais derrotas - O Ferrim foi o time que mais perdeu ao lado do rebaixado Limoeiro: 14 vezes cada.
• expo money - Começa hoje e vai até amanhã, na Fábrica de Eventos, do Praia Centro, a 5ª Expo Money.
• investimento - A Expo Money é o maior evento de educação financeira e de investimentos da América Latina, que reserva muitas novidades para os investidores esportivos.
• bola branca - Para o time de colunistas, que o caderno de Esportes de O Estado tem: Lauriberto Braga (Esportes), Tarik Otoch (Além das 4 Linhas) e Kal Aragão (Esporte Total). Além da colaboração de Adhemar Nunes Freire Filho com a série de reportagens sobre a História do Esporte Cearense.
• bola preta - Campanhas de Tauá e Caucaia que estão ameaçados de rebaixamento para Terceirona do Cearensão 2012.
• quebrando a bola - Wanderley recebeu o terceiro cartão amarelo e não enfrenta o Ceará no próximo domingo. Pode ser a despedida do Guarany de Sobral e o sonho desfeito de Wanderley ser o artilheiro do Cearensão. Hoje ele divide a artilharia com Marcelo Nicácio (Ceará) e Marciano (Icasa), cada um com 13 gols.
De primeira
Ninguém tem dúvidas sobre o talento de Zinedine Zidane, e principalmente nós, brasileiros, que sofremos até hoje a síndrome tanto dele - Zidane, como também de um outro: o italiano Paolo Rossi. O italiano vez por outra debocha da nossa frustração, o mesmo não acontece com o franco-marroquino Zidane. Encostado no Juventus (Itália), o meia foi vendido por uns trocados para o Real Madri, onde assumiu a função de craque e líder. O prestígio dele, na Espanha, é encontrado nas galerias e anais do clube madrilenho. Aposentado Zizou, no entanto, é péssimo para enxergar talentos. Apostou em Robinho no Real Madri e o final da história todos sabemos. Agora, tenta ajudar a Juventus indicando o belga Eden Hazard, 20 anos, que atua no Lile (Francês). A trajetória de jogador brilhante nem sempre é realce na escolha de promessas. (Evandro Nogueira) email: nokinha_nog@yahoo.com.br
• passe certo - O De Primeira desta coluna, que traz as colaborações de Evandro Nogueira, Itamar Monteiro e Fellipe Málaga.
• passe errado - Pior defesa da Primeirona do Cearensão 2011 é do rebaixado Quixadá com 49 gols tomados em 22 jogos. Uma média de 2,22 gols levados por partida.
• último passe - Vereador Ibernon Monteiro (PRP) apresentou projeto, na Câmara Municipal de Fortaleza, para criação do Dia do Repórter Desportivo de Fortaleza. É no dia seis de abril em homenagem a Paulino Rocha, que começou na Rádio Dragão do Mar como repórter de pista.
Lance do dia
Lembra-me o radialista Pedro Sampaio, que o vice-presidente da CMF, vereador Adail Júnior (PV) apresentou proposta para título de Cidadania fortalezense para o professor Marcelo Braga. Marcelo Braga mantém Curso de Português aqui, no O Estado, às terças-feiras e ensina as regras gramaticais aos cronistas desportivos para a Copa 2014, no auditório do Sindicato dos Radialistas, às segundas-feiras. Na foto de Genilson de Lima, Adail e Mimi (ex-jogador) na solenidade de posse de Ibernon Monteiro na CMF.
lauribertobraga@gmail.com
1 / 1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto