No CCBNB

Um dos maiores escritores contemporâneos, Milton Hatoum estará em Fortaleza na próxima terça-feira (9), quando será o convidado do Clube do Leitor, programa do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (Rua Conde d’Eu, 560 - Centro).  O encontro começa às 19 horas, com entrada gratuita.
Premiado com o Prêmio Jabuti, considerado um dos mais importantes na literatura nacional, Hatoum busca inspiração nas águas do rio Amazonas, mesclando pedaços de memória para compor um quadro contundente da sociedade brasileira. Das profundezas de águas e terras, Milton elabora uma redescoberta do país, resgatando fragmentos de nossa multifacetada cultura.
Milton Hatoum nasceu em Manaus, em 1952. Foi professor de Literatura da Universidade Federal do Amazonas e professor visitante da Universidade da Califórnia. Em 1989, seu romance de estreia (“Relato de um certo Oriente”) ganhou o Prêmio Jabuti como melhor romance. Em 2000, publicou “Dois irmãos”, eleito o melhor romance brasileiro no período 1990-2005 em pesquisa realizada pelos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas. 
Seu terceiro romance, “Cinzas do Norte”, obteve os prêmios Portugal Telecom, Grande Prêmio da Crítica/Associação Paulista de Críticos de Arte-2005, Prêmio Jabuti-2006 de Melhor Romance, Prêmio Livro do Ano (pela Câmara Brasileira do Livro) e Prêmio Bravo! de Literatura.
Em 2008, publicou o romance “Órfãos do Eldorado”, que conquistou o segundo lugar no Prêmio Jabuti daquele ano. É também autor do livro de contos “A Cidade Ilhada” (2009) e do livro de crônicas “Um Solitário à Espreita” (terceiro lugar no Prêmio Jabuti de 2013). Seus livros já foram traduzidos para 14 línguas e publicados em 17 países. Atualmente, mora em São Paulo e é colunista do jornal O Estado de S. Paulo.
Clube do Leitor
O “Clube do Leitor” promove o acesso gratuito à leitura e compartilha o acervo da biblioteca do CCBNB-Fortaleza aos seus usuários, frequentadores e demais interessados, estabelecendo um vínculo mais próximo entre a leitura e o leitor no espaço da biblioteca, através de apresentações teóricas e leituras compartilhadas.
O programa visa estimular o leitor através de atividades que avancem além da leitura meramente funcional, exercitando a leitura como instrumento de reflexão e prazer e promovendo a Biblioteca Inspiração Nordestina como ponto de encontro cultural e  de intercâmbio entre leitores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto