Na XI Bienal do Livro do Ceará


Sempre pensando alto, Carolina Munhóz (foto), tinha sonhos que, à princípio, pareciam difíceis de concretizar. Conhecer Londres, o elenco de Harry Potter e... ser escritora! Não demorou para que a jovem superasse as dificuldades da adolescência (ela relata ter sofrido bullying e ter tido depressão), realizasse todos os seus sonhos e se tornasse uma escritora reconhecida no universo da literatura fantástica no Brasil. 
Durante a palestra “Dos contos de fada a Harry Potter”, ontem), na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, a escritora contou sua trajetória no universo literário, das primeiras leituras de Harry Potter ao lançamento de seus próprios livros. Por fim, a jovem escritora reforça a necessidade desses eventos para difundir e incentivar a leitura. “Eu acredito no poder dos livros, das feiras, dos pais e de tudo aquilo que pode incentivar de alguma forma as pessoas lerem.”
Carolina Munhóz é autora dos livros “A Fada”, “O Inverno das Fadas”, “Feérica” e “O Reino Das Vozes que Não Se Calam”. A escritora segue na programação da XI Bienal Internacional do Livro nesta sexta-feira (12), a partir das 18h, com a gravação ao vivo do Podcast “RapaduraCast” com a participação de Raphael Draccon. 
VI Fórum da Rede Nordeste do Livro  - A temática em torno do mercado editorial de livros digitais ganhou espaço na manhã de ontem, na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará. Com a palestra “Panorama da indústria do livro na era Digital”, teve início o VI Fórum da Rede Nordeste do Livro, Leitura e o Fórum do Livro Leitura e Literatura que contou com a presença do editor e especialista em livros digitais Ednei Procópio, o fundador do site Publish News Carlo Carrenho e Flávio Martins, da Conhecimento Editora, mediando a conversa.
Mileide Flores, uma das coordenadoras do Fórum da Rede Nordeste do Livro e curadora da programação da XI Bienal, fez o discurso inicial e convidou ao palco os três convidados para o debate. Flávio Martins destacou a influência do livro digital no livro físico e a resistência da procura por livros de papel no mercado.
Literatura e loucura - O escritor e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, discutiu na tarde de ontem os encontros e desencontros entre a literatura e a loucura, durante a XI Bienal Internacional do Livro. A conversa foi mediada pela professora Marisa Aderaldo.
Na conversa, Jackson, que além de poeta é formado em medicina, faz um passeio pela história da loucura, viajando em tempos remotos para relembrar suas definições e representações sociais. No entanto, põe-se a definir a loucura como todo comportamento que não se ajusta nos ideais que a sociedade tem de si mesma. “Dessa forma, escrever poesia só pode ser coisa de louco!”, brinca.
A conversa ainda mergulhou nas profundidades de duas palavras chaves: omnidade; que diz respeito às “intertransformações” entre subjetividade e objetividade construindo o homem, e democracia; que parte da negociação de necessidades na sociedade. O termos se dialogam de forma subversiva, através da literatura. “Eu não acho que a literatura deva ser carreira ou orgulhar ninguém, ela é como respirar e não vejo alguém se orgulhando de respirar.”
Para Jackson, a literatura, especialmente a poesia, não deve ser sempre associada à loucura, já que o poeta, quando psicótico, alucina de forma controlada. “Não há relação direta de causa e efeito entre a literatura e a doença mental. Há grandes poetas que são loucos, mas há também os que não são”, afirma.
O autor acredita que a poesia vive seu melhor momento, porque “não serve pra nada” e, segundo ele, é essa inutilidade que a torna livre. Afinal, “Quem pode ser tachado de louco... ou de poeta?”, questiona Jackson.
A XI Bienal do Livro segue até domingo (14), das nove da manhã às dez da noite, no Centro de Eventos do Ceará, com entrada grátis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses