Pular para o conteúdo principal

Hospital Regional do Vale do Jaguaribe

A estratégia de saúde implantada no Ceará ao longo dos últimos oito anos deve colocar o estado como o de melhor estrutura para a área do Brasil. A aposta é do governador do Ceará, Cid Gomes (Pros) que aponta os avanços do setor, mas alerta que além da boa estrutura há de se avançar também na qualidade do atendimento. Hoje (28), aconteceu a visita inaugural à obra do Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim. Na ocasião foi assinada a ordem de serviço para construção do Hospital Regional no Vale do Jaguaribe, quarto hospital do Estado a ser construído no Interior.
Já equipado, o HRSC terá capacidade para atender 468 pacientes por dia. O funcionamento começará pelo Centro de Imagem, seguida pela área ambulatorial e por fim o setor de emergência. As instalações foram visitadas por Cid Gomes e a comitiva que participou da solenidade. No Hospital e Maternidade do Sertão Central são 15 leitos na emergência infantil, 30 leitos na emergência adulto, 20 leitos de UTI, 16 leitos de terapia semi-intensiva, 12 leitos de cirurgia, 8 no setor de neonatalogia, 11 leitos neonatais e 140 leitos na enfermaria. São ainda 11 salas de cirurgia, 15 consultórios e oito salas de exames e tratamentos. O HRSC passará agora pela fase de desinfecção para entrar em funcionamento, que acontecerá em etapas. O primeiro setor a entrar em operação será o de imagem e por último o setor de emergência. 
O perfil de assistência do novo hospital será terciário, ou seja, fará atendimento a casos de alta complexidade, semelhante aos outros dois hospitais regionais – o Hospital Regional do Cariri, em funcionamento em Juazeiro do Norte desde abril de 2011, com cobertura de 1,5 milhão de habitantes dos 55 municípios, e o Hospital Regional Norte.
Durante o discurso, o governador destacou os investimentos feito no setor, que saltaram de 7% para aproximadamente 17% e reafirmou ser essencial o planejamento para a manutenção desses novos equipamentos do Estado. Cid Gomes também agradeceu o apoio recebido daquela região, durante seu Governo: "É o mínimo que eu posso fazer para retribuir a parceria que o povo do Ceará fez comigo. Onde quer que eu esteja, estarei sempre disposto a ajudar ao Ceará. Estarei sempre à disposição do Camilo e do meu povo, de quem serei eternamente grato", disse, ao afirmar que segue agora para o desafio proposto pela presidenta Dilma Rousseff, que é ser ministro da Educação.
O secretário de Saúde, Ciro Gomes, destacou que estrutura semelhante já foi montada em Juazeiro do Norte e Sobral e que cada macroregiao contará com um Hospital Regional. Ele lembrou ainda da rede de Policlínicas, CEOs e UPAs.
Centenas de pessoas compareceram à solenidade para agradecer ao governador que se despede: "A responsabilidade de governador se expressa em uma obra como essa. Receba daqui a ternura e carinho do povo de Quixeramobim", disse o prefeito Cirilo Pimenta, em nome da população. Ele lembrou que foi pela parceria do governo estadual que o município foi beneficiado com escolas de educação profissional, escolas de ensino médio, estradas, Centec etc.
Vale do Jaguaribe
O Hospital Regional Vale do Jaguaribe é o quarto hospital do Estado a ser construído no Interior. Ficará localizado no entroncamento das vias de acesso aos municípios de Russas, Limoeiro do Norte e Morada Nova e terá 23.500 metros quadrados de área construída. Lá estão previstas as instalações de 256 leitos, 47 salas de observação, 5 centros cirúrgicos, 9 centros de imagens, 15 ambulatórios, 9 laboratórios, além de salas de nutrição, anatomia patológica etc.
Os secretários Arialdo Pinho (Casa Civil), Quintino Vieira (Departamento de Estradas e Ridagens) e Abreu Dantas (Gabinete do Governador) acompanharam a solenidade, que contou também com a presença do deputado federal eleito Odorico Monteiro (PT), dos deputados estaduais Mauro Filho, Adail Carneiro e Mailson Cruz, e dezenas de prefeitos das regiões Sertão Central e Vale do Jaguaribe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...