Estácio no Centro de Fortaleza

As antigas instalações Colégio Marista Cearense serão recuperadas para a sociedade local com a inauguração de um novo campus do Centro Universitário Estácio, a partir de 2015. O prédio, que é um patrimônio histórico da cidade, será restaurado em sua antiga forma, afirma a reitora Ana Flávia Chaves. “A escolha do local para a instalação da quarta unidade da instituição em Fortaleza deveu-se a uma pesquisa de mercado e análise da origem dos alunos. Estamos respondendo a um anseio de nossos estudantes, que é a facilidade de acesso, além da oportunidade da Estácio em colaborar com o município para revitalizar um importante bairro da cidade, o Centro”, disse.
Em 1917 os padres diocesanos Misael Gomes, Climério Chaves e José Quinderé conseguiram levantar a sede do colégio, localizada na Avenida Duque de Caxias, que chegou a abrigar 5,2 mil alunos na década de 1970, deixando de funcionar em 2007, após 90 anos de atividade. O campus da Estácio no Centro entrará em funcionamento já no primeiro semestre de 2015. O espaço contará com igreja, teatro e quadra poliesportiva no padrão máster, que estão passando por uma reforma estrutural. A unidade terá também biblioteca, salas de docentes, coordenação de curso e Espaço de Estágio e Emprego e Empreendedorismo (E3). O projeto de restauração do prédio está sendo produzido pelos alunos do curso de arquitetura e design de interiores, sob a coordenação da professora Clélia, garantindo que importância cultural do antigo prédio do Colégio Cearense não seja perdida.
O bairro do Centro tem mais de cinco quilômetros quadrados de área territorial e um população de 24.775 habitantes. Vários projetos estão sendo elaborados pela gestão pública municipal para revitalizar a área e esse projeto da Estácio soma-se a esses esforços. “Essa aquisição é uma demonstração do compromisso com a cidade de Fortaleza. As atitudes falam mais do que as palavras.” “Nossa missão é educar para transformar positivamente nossos alunos, teremos como ir além oferecendo para os alunos de todos os Campi Arte e cultura com a unidade Centro”, afirma Ana Flávia.
A nova unidade funcionará durante os turnos da manhã, tarde e noite, com a opção de seis cursos: engenharia civil e de produção, administração, ciências contábeis, arquitetura e gestão de recursos humanos. O Brasil registrou neste ano mais de sete milhões de estudantes matriculados em cursos de graduação no ensino superior, segundo dados do Censo da Educação Superior divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Estácio atua em 22 estados e no Distrito Federal, onde possui 468,9 mil alunos matriculados, divididos em 39 instituições de Ensino Superior e 84 campi, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades.
Projetos de revitalização
O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Estácio do Ceará tem se dedicado à pesquisa e à elaboração de propostas de Preservação e Conservação do Patrimônio Cultural Edificado de Fortaleza. “Atualmente, temos considerado seriamente a questão da preservação e memória da Cidade de Fortaleza, realizando projetos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade voltados ao tema Preservação de Bens Culturais”, ressalta a reitora.
Dentre os projetos já realizados está a Casa do Estudante do Ceará, que pretende, além da restauração da edificação no estilo Art Déco, proporcionar aos estudantes residentes a sua autossustentação, a partir do melhor aproveitamento das instalações do local, assim como, das novas tecnologias a serem implantadas. Além disso, os alunos também participam da reforma das áreas externas do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (Uece), através do projeto de Retrofit, com a parceria entre as duas instituições.
Por iniciativa dos alunos, alguns projetos já estão em análise, como o levantamento das instalações da Escola de Música Luís Assunção, Bem Tombado em nível municipal, para uma obra de restauração, e outro projeto para o restauro e conservação de instituições religiosas da Capital. Nesse sentido, a equipe Estácio iniciou os trabalhos de pesquisa e cadastramento arquitetônico da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Messejana, e da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, a conhecida Igreja do Carmo, uma das mais antigas e belas do Ceará.
E o projeto mais recente é o de preservação para realizar a documentação do antigo Colégio Cearense. Com o apoio do quadro de professores do Curso de Arquitetura e dos alunos envolvidos, foram conferidas plantas, construídas fachadas, cortes e maquetes eletrônicas, que servirão de base para a realização de estudos e, ainda, propostas de projetos de restauro e conservação. Os trabalhos realizados pelos alunos são vinculados ao Escritório modelo do Curso de Arquitetura do Centro Universitário Estácio do Ceará.
Estácio
A Estácio atua há 44 anos no Brasil, e é um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina. Atualmente possui cerca de 5 mil funcionários, com um corpo docente de 9 mil professores e 468,9 mil alunos matriculados. Formada por 39 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 22 estados e no Distrito Federal, com um total de 84 campi.



Em Fortaleza, a instituição, possui um Centro Universitário Estácio do Ceará, atua há 16 anos, e possui atualmente três sedes, Moreira Campos, Via Corpvs e Parangaba. A Unidade Moreira Campos está localizada na aldeota área nobre de Fortaleza, possui os cursos nas áreas de Gestão, Informática e Jurídica. A Unidade Via Corpvs localizada na Água Fria esta vocacionada nas áreas de saúde, design/Arquitetura, comunicação social e gestão. Em 2012, a Estácio FIC recebeu do MEC o status de Centro Universitário. Com o título, a instituição ganhou maior autonomia o reconhecimento de sua qualidade pelo MEC. No Brasil, as instituições de ensino superior são credenciadas como Faculdades, Centros Universitários ou Universidades. Cada um dos três níveis pressupõe atribuições, compromissos e graus de autonomia diferentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto