Dia Mundial de Combate à Corrupção

Divulgado o estudo realizado pela Organização Transparência Internacional, que mostra o ranking de corrupção no mundo. O Brasil, 69º colocado, recebeu a nota 43 numa escala que vai de 0 (extremamente corrupto) a 100 (muito transparente).
Segundo a Transparência, apesar de ter tomado medidas nos últimos anos, como a adoção de leis de acesso a informação pública, o Brasil é citado como exemplo de persistência do problema na América do Sul.
Diante disso, fica evidente a necessidade, cada vez maior, de que as empresas mantenham controles adequados e efetivos de prevenção a atos de corrupção. Para isso, o maior desafio é desenvolver uma cultura de Compliance em uma empresa pois, como visto das pesquisas apresentadas e nos últimos casos de escândalos, a própria direção, por muitas vezes, está envolvida na corrupção ou, ao menos, tem conhecimento e tornam o desafio ainda maior.
Com o objetivo de difundir conhecimento na área, manter diálogo com o poder público e colaborar com a mudança da sociedade em geral, um grupo de profissionais de compliance do setor privado, tanto de multinacionais como de empresas nacionais, lançará em São Paulo o Instituto Compliance Brasil, na próxima terça-feira (nove), Dia Mundial de Combate à Corrupção.
“O Instituto Compliance Brasil, surge como uma instituição sem fins lucrativos, orientada para desenvolvimento do compliance na base da ética. Nós buscamos divulgar informações sobre as mais diversas áreas de abrangência do compliance, através dos trabalhos desenvolvidos por comissões específicas de estudo como mercado financeiro, indústria farmacêutica, combate à corrupção etc”, comenta Sylvia Urquiza, Presidente do Instituto que completa: “o desafio é sempre enorme por que buscamos um instituto que seja referência na área, tanto para propagar as informações como para estimular o desenvolvimento de um ambiente ético e íntegro nos setores privados e público”.
O Instituto já conta com associados como Adriana Duarte de Carvalho, diretora jurídica do SBT; Ana Leão, gerente de controles, compliance e ética da Diageo; Anna Lygia C. Rego, diretora de Assuntos Regulatórios da Standard & Poor’s; Arnaldo Figueiredo Tibyriçá, vice-presidente jurídico da Editora Abril; Camila von Ancken, diretora de Compliance da Google para América Latina; Elizabeth Amore, gerente jurídica da ABB; Fernando Samaan Granzote, gerente jurídico da Bridgestone; Lucia Paolini, diretora jurídica da Lenovo; Luciano Malara, diretor jurídico e de compliance da Dell; Luís Fernando Radulov Queiroz, diretor jurídico e de Compliance da ABB; Marcelo Peviani, gerente jurídico da Lenovo; Marcos Fraga, diretor jurídico e compliance da ThyssenKrupp Elevadores; Patrícia Barbi, diretora jurídica da Abril Educação; Raphael Kudaka, compliance da Google; Rogéria Gieremek , gerente executiva Global de Compliance do Serasa Experian que, inclusive, estarão presentes no lançamento.
Serviço
Data: 9 de dezembro de 2014
Horário: 17 horas.
Local: Sede do Instituto – Rua Ferreira de Araújo, 202 – cj.71 - São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto