AFN na XI Bienal do Livro

Focada no livro, na leitura e nos diversos suportes para a narrativa, a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará também dialoga com outras artes e linguagens. A programação musical é um dos destaques do evento, prometendo muita atenção por parte do público.
A abertura da Bienal, hoje, conta com um grande encontro: os músicos e compositores Luiz Tatit e Zé Miguel Wisnik dividem o palco com Celso Sim e banda, em apresentação que começa às sete e meia da noite, no auditório principal.
Mantendo o alto nível, a Bienal encerrará sua edição 2014 com Gilberto Gil, um dos maiores músicos brasileiros da história. A apresentação do ex-ministro da Cultura ocorre no domingo (14), no Palco Principal, às sete da noite.
Todas as apresentações serão gratuitas, assim como todas as atividades da Bienal, apresentada pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, pelo Ministério da Cultura, por Petrobras, Coelce e Oi.
Nas apresentações no Palco Principal, o acesso se dará por meio da troca de um livro (não-didático, novo ou usado) por ingresso. Cada pessoa poderá retirar somente um ingresso. As trocas serão realizadas no próprio dia do show, no balcão da produção a partir das duas da tarde, obedecendo a quantidade máxima de 1.200 pessoas, capacidade do espaço.
O auditório principal receberá ainda show de Bia Bedran, referência musical para as crianças brasileiras. O show “Cabeça de Vento” será apresentado por ela amanhã (sete), às sete da noite, no palco principal. Bia volta a se apresentar na Bienal em pockets shows na segunda (oito) e terça (nove), às dez da manhã e às duas da tarde.
Outra atração de destaque no Palco Principal será o Rapper GOG, no sábado (13), às sete da noite. O rapper e também escritor brasileiro é um dos pioneiros do movimento rap no Distrito Federal. Desde o início da carreira, ganhou a alcunha de Poeta. Seu mais recente trabalho é o DVD Cartão Postal Bomba!, lançado em fevereiro de 2009.
Gilberto Gil encerrará a programação do palco principal, no domingo (14), às sete da noite, com a apresentação de “Banda Dois”, show que foi gravado em DVD ao vivo no Teatro do Bradesco, em São Paulo, antes mesmo de ser inaugurado. O nome “Banda dois” cai como uma luva já que a companhia mais constante de Gil no palco é seu filho Bem Gil no segundo violão/guitarra do trabalho. O trabalho traz três canções inéditas e várias regravações de clássicos da carreira de Gil, como Esotérico, Saudades da Bahia, Chiclete com Banana, Amor até O Fim, Tempo Rei, Lamento Sertanejo, Refazenda, Andar com Fé, Expresso 2222 e A Paz.
Música para todas as idades
Ao longo da programação, vários ambientes também abrirão espaço para a música. Ela vai aparecer em pocket shows para crianças, como o “Quem Quer Brincar Comigo?”, com Tino Freitas, hoje, quinta (11) e sábado (13). O cordel também vai se misturar com as canções em vários momentos. O Espaço do Cordel terá, por exemplo, um cortejo de abertura de hoje, às seis e meia da noite, com músicos e poetas. Haverá também lançamento de CD’s, como o do cordelista, xilogravador e músico Marcelo Soares, na segunda (oito), às cinco da tarde.

Confira os principais destaques da programação musical:

Hoje
Parque da Criança - Sala 2/3 | Mezanino 1|
16h: “Quem Quer Brincar Comigo?”, com Tino Freitas
Espaço do Cordel (térreo)
18h30: Cortejo de abertura com músicos e poetas
Auditório principal (térreo)
19h30: Show de Luiz Tatit e Zé Miguel Wisnik com participação de Celso Sim

Amanhã
Parque da Criança - Arena MEZANINO 1 (sala 7)
9h: Show “Todo bicho tem seu canto” – Joyce Custódio e Bruno Lobo
Espaço do Cordel (térreo)
15h30: Apresentação musical: Canções e ponteios com Gonzaga da Viola
19h: Apresentação Musical do Grupo Batuta Nordestina
Auditório Principal (térreo)
20h: Show “Cabeça de Vento” com Bia Bedran

Segunda (oito)
Parque da Criança - Sala 2/3 | Mezanino 1|
10h: Pocket show “Cabeça de vento” – Bia Bedran
14h: Pocket show “Cabeça de vento” – Bia Bedran
Espaço do Cordel (térreo)
17h: Lançamento do CD “Bodega do Forró 2”, do cordelista, xilogravador e músico Marcelo Soares
18h: Apresentação Aboio, canções e lançamento do CD “Lágrimas de Vaqueiro”, de Chico Neto

Terça (nove)
Parque da Criança - Sala 2/3 | Mezanino 1|
10h: Pocket show Cabeça de vento – Bia Bedran
14h: Pocket show Cabeça de vento – Bia Bedran
Auditório Principal (térreo)
12h40: Show de Ítalo e Reno (encerramento do evento “Eu sou Cidadão”)
Espaço do Cordel (térreo)
15h: Show com o cordelista, cantador e mestre da cultura Lucas Evangelista e a violeira Luzia Dias
18h30: Cantoria com os repentistas Geraldo Amâncio e Zé Maria de Fortaleza

Quinta (11)
Parque da Criança - Sala 2/3 | Mezanino 1|
9h: Pocket show “Quem quer brincar comigo?” – Tino Feitas
19h: Pingo de Fortaleza e Calé Alencar - Show e lançamento do livro com CD "Histórias de Luz - 100 Anos de Dragão do Mar e 130 Anos da Libertação dos Escravizados no Ceará" 

Sábado (13)
Espaço do Cordel (térreo)
19h40: Show do mestre cordelista, repentista e músico Antônio Ribeiro (Bule-Bule)
Palco Principal
Parque da Criança - Arena MEZANINO 1 (sala 7)
14h: Show “Quem quer brincar comigo?” – Tino Freitas
19h: Show Rapper GOG

Domingo (14)
Espaço do Cordel (térreo)
19h: Show de encerramento: Estrela do Norte e regional.
Palco Principal
19h: Show de encerramento com Gilberto Gil

Sobre a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará
A Bienal acontece de hoje (seis) a domingo (14) no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará com o tema “Fortaleza de Moreira Campos”. Além do cearense, o escritor Milton Hatoum será homenageado. O evento terá ainda diversas atividades simultâneas, entre feira de livros, oficinas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, colóquios, apresentações ao vivo de podcasts, rodadas de RPG, convenções, debates e shows lítero-musicais.
São esperados 600 mil visitantes ao longo do evento.
O horário de funcionamento: nive da manhã às dez da noite.
O Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Petrobras, a Coelce e a Oi apresentam a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, cuja realização é do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). O patrocínio é do Banco do Nordeste e do BNDES, com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Sesc/Ceará, bem como o apoio das principais entidades ligadas ao livro e à leitura no Brasil, a CBL – Câmara Brasileira do Livro, a ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro, e a ANL – Associação Nacional de Livrarias.
Acesso: Grátis. Para os shows que acontecerão no Palco Principal (1.200 lugares), o acesso será mediante a troca de um ingresso por um livro, de qualquer valor. Máximo de um ingresso por pessoa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ciclo Carnavalesco 2024

Futricas Políticas

Prefeitos 2024