Pular para o conteúdo principal

Sol será fonte de energia do CFO-NE

A cada dia que passa a obra do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO-NE) vem ganhando forma e se transformando no maior complexo esportivo do Brasil. Situado na Avenida Alberto Craveiro, ao lado da Arena Castelão, o CFO-NE também é um equipamento verde com o compromisso de sustentabilidade será entregue em 13 de dezembro.
A construção, que concorre ao selo de Certificação LEED (sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações), terá um sistema de coletores solares de alta tecnologia para aquecer, com eficiência e economia, toda água utilizada no edifício de treinamento e de alojamento.
Ao todo, serão instaladas 50 placas solares com capacidade para produzir 8.425 kWh/mês, equivalente à média de consumo anual de energia elétrica de quase cinco pessoas. A economia das placas solares é atestada pelo INMETRO com o melhor índice do Selo PROCEL de eficiência energética para aquecedores de água a gás e solares. "O Ceará tem um dos maiores potenciais energéticos do país. Por aqui o Sol brilha o ano inteiro. A natureza sempre esteve a nosso favor. Precisamos usufruir desse benefício e, por isso, estamos aproveitando essa vantagem que temos de sobra aqui no CFO", destaca o secretário Especial dos Grandes Eventos Esportivos, Ferruccio Feitosa.

Diferenciais

A preocupação com o meio ambiente no Centro de Formação Olímpica acontece a partir da escolha dos equipamentos e dispositivos eficientes, que funcionam com baixa potência e garantem uma maior economia de energia, como o desligamento programado dos sistemas de iluminação, ar-condicionado e aquecimento de água.
Outras ações verdes também estão sendo implementadas no CFO, como o reservatório para captação de água da chuva, a instalação do sistema Dual Flush (economia de água no acionamento de descarga), o acionamento programado de torneiras, o lava-rodas de carros, o lava-bicas para caminhões betoneiras e o reaproveitamento de material orgânico do solo proveniente da limpeza do terreno. No custo total de operação do CFO, a redução é em média 9% nas construções verdes.
Além disso, o projeto vai contribuir para o bem estar da população, com espaços de convivência acessíveis para pedestres, uma passarela ligando o equipamento à Arena Castelão, fácil acesso ao transporte público e incentivo ao uso de transportes não poluentes como bicicletas. Para amenizar o calor, a coberta e os pisos externos serão de cores claras que minimizam o efeito ‘ilhas de calor’ no ambiente urbano.

LEED

Desenvolvida pelo Conselho Americano de Edifícios Verdes (Green Building Council–USGBC), a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) utilizada em 143 países, é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para obras. A consultoria para a certificação no CFO está a cargo do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...