Seu Lunga...

Famoso por suas respostas sem papas na língua, morreu nesta manhã de sábado, em Barbalha, no cariri cearense, o sucateiro Joaquim dos Santos Rodrigues, conhecido como "Seu Lunga". Ele estava internado no hospital São Vicente e não resistiu ao câncer no esôfago. Tinha 87 anos, era natural de Caririaçu e residia em Juazeiro do Norte.
A fama de homem mais bruto do Nordeste correu o Brasil. São inúmeros os causos atribuídos a ele. Sua notoriedade começou em 1983 com a publicação do cordel "As Histórias de Seu Lunga – o Homem mais Zangado do Mundo", sem autorização do protagonista. O autor, Abraão Batista, coletou os casos contados no sertão sobre o comerciante sem paciência. Com um pouco de invencionice, o cordelista criou um personagem que entrou para o folclore nordestino.
Foi tamanho o sucesso de vendas que, a partir dessa obra, surgiram outros 77 títulos de 39 cordelistas diferentes, com títulos como "Discussão do Seu Lunga com um Corno", "Seu Lunga na Fila do INSS", "Seu Lunga, Tolerância Zero", "A carta de Seu Lunga para FHC sobre o Apagão" e "Seu Lunga, um caipira na ONU".
Em 2011, Seu Lunga venceu um processo contra Abraão Batista. "Eu não desejo nenhuma indenização. Quero somente que ele deixe de escrever mentiras em meu nome" disse à época em entrevista ao jornal Diário do Nordeste.
(Carmen Pompeu).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto