Piano para quem quiser tocar

O que você faria se encontrasse um piano aberto na calçada do teatro? Pois é isso que vai acontecer amanhã (29), dentro da programação do "Concertos Solidários – Festival Alberto Nepomuceno (FAN)". Um piano estará disponível para quem quiser tocar, das três da tarde às oito da noite, na calçada do Theatro José de Alencar, no Centro de Fortaleza.
O projeto chama-se "Toque Aqui", realizado por Assis Nascimento Júnior, da tradicional Assis Piano. A ideia é inserir o "objeto" piano no cotidiano da cidade como uma provocação, numa tentativa de aproximar o "instrumento" piano de pessoas comuns, que estejam passando na rua e, a partir daí, quem sabe, estabelecer uma outra relação com a música através deste instrumento.
Às seis da noite, o tenor Franklin Dantas e o pianista Eduardo Corrêa fazem uma apresentação em comemoração aos 150 anos de Alberto Nepomuceno.
CASA DE VOVÓ DEDÉ
Também amanhã, o Festival leva programação musical às dez da manhã à Casa de Vovó Dedé, uma escola de artes, na Barra do Ceará, de assistência social a crianças e adolescentes, que tem revelado jovens talentosos instrumentistas. A escola foi fundada por Mansueto Barbosa e hoje é dirigida por seu filho, Wagner Barbosa, que há dois anos realiza o concorrido Concurso Jovens Talentos.
A programação de amanhã terá ainda apresentação do Quarteto de Cordas da Casa de Vovó Dedé às sete e meia da noite, na Igreja Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe.
DOMINGO (30): Encerramento na CAPELA DE SÃO PEDRO
A Capela de São Pedro, na Avenida Beira-Mar, foi o local escolhido para encerrar no domingo (30) a 5ª edição dos Concertos Solidários - Festival Alberto Nepomuceno (FAN), com uma programação iluminada pelo por do sol da enseada do Mucuripe. A partir das quatro da tarde, o artista visual Rafael Limaverde faz umahomenagem ao poeta Manoel de Barros, falecido este mês, produzindo no local um grafite com o tema "Para encontrar o azul eu uso pássaros".
A programação musical começa também às quatro da tarde, com a DJ Renatinha e sua "Caixinha de Música", com "Os vários Albertos", uma homenagem a Alberto Nepomuceno. Às quatro e meia da tarde, apresentam-se os três ganhadores do Prêmio Mansueto Barbosa, do Concurso Jovens Talentos, promovido pela Casa de Vovó Dedé:Mateus Farias Gomes (flauta), interpretando Estudo nº 3 dos Estudos Tangísticos de Astor Piazzolla para flauta solo; Jônatas Gaudêncio (clarineta), apresentando Solo de Concours de André Messager, acompanhado por Michelle Lucena (piano); e Rodrigo Soares (flauta transversal) que também terá o acompanhamento de Michelle Lucena na interpretação de Carmen, Fantasia Brilhante de François Borne.
Encerrando a programação, concerto das pianistas Michelle Lucena e Karina Toledo, ex-alunas da Casa de Vovó Dedé e atualmente alunas do Curso de Música da Uece, e apresentação de Ayrton Pessoa "Bob" e banda em "Manual prático da saudade".
LIVRO "Saúde para Músicos"
Ainda na Capela de São Pedro, durante toda a tarde até às sete da noite, haverá um estande com acervo da Livraria Lua Nova e do Plebeu Gabinete de Leitura, com venda de livros relacionados a música.
No local, acontecerá o lançamento do livro Saúde para Músicos (2013. Ed. Keyboard. 152pgs), de Karine Holanda, nutricionista, Mestre em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública - USP e Especialista em Nutrição nas Doenças Crônico Não Transmissíveis pelo Hospital Israelita Albert Einstein - SP. O livro é uma obra escrita por uma equipe composta por profissionais da area da saúde de especialidades diversas - dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos e nutricionistas. O intuito é ajudar o músico a prevenir alterações comuns na classe, reconhecer rapidamente qualquer mudança desagradável ocorrida em seu corpo em decorrência de seu trabalho e saber qual profissional procurar quando da necessidade.
DOAÇÕES para o INSTITUTO RODA DA VIDA
Anualmente o projeto Concertos Solidários arrecada doações que são destinadas a instituições beneficentes de cada cidade onde acontece o evento. Nesta edição, o projeto receberá doações para o Instituto Roda da Vida, que visa difundir, ensinar, pesquisar e utilizar práticas integrativas e complementares no tratamento de pacientes oncológicos. O principal da instituto é a "medicina centrada na pessoa", ou seja, promover saúde, qualidade de vida e bem estar para pacientes, cuidadores e profissionais envolvidos na ciranda do cuidar.
Através do PRIINTAR - Programa Integrativo Intensivo de Apoio e Revitalização,que é um programa interinstitucional (UFC-UNIFOR-UECE) de ensino, pesquisa e extensão, oferecido gratuitamente aos pacientes, o instituto criou oportunidades para que essas pessoas vivenciem práticas auxiliares no tratamento. Essa abordagem inclui a utilização de terapias mente-corpo (meditação focada na atenção plena), práticas somaestéticas integrativas, florais (Sistema Joel Aleixo), yoga, roda de cantoria (musicoterapia), roda de conversa (psico-oncologia) e reiki.
Profissionais envolvidos: Paola Tôrres (médica - medicina integrativa); Vanessa Picanço (psicóloga); Fabiana Freire (médica acupunturista); Cavalcante Júnior (psicólogo); André Feitosa (psicólogo); Evandro Moreira (mestre Reiki); Ananda Kaur (professora de Yoga); Patricia Limaverde (educadora). Endereços:www.institutorodadavida.org.br e www.facebook.com/institutorodadavida.
Com toda a programação gratuita, o Concertos Solidários – Festival Alberto Nepomuceno (FAN) é um projeto apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura do Governo do Estado do Ceará, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.Realização: VAGALUME e CENAPOP.
SERVIÇO

Concertos Solidários – Festival Alberto Nepomuceno (FAN) - Até domingo (30) igrejas e escolas de Fortaleza Informações: (85) 8685.1300 e 9798.0197. Programação disponível no www.facebook.com/festivalalbertonepomucenofan. Toda a programação é gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto