Pular para o conteúdo principal

Ministro da Saúde aqui

Sábado, 8, é um dia muito importante para a saúde das crianças. Os postos de saúde estarão abertos durante todo o dia para vacinar contra a paralisia infantil e sarampo. E mais: para uma avaliação e atualização dos cartões de vacina de todas as crianças. Isso significa que além da vacina contra a paralisia infantil e da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, outras vacinas estarão disponíveis nos postos, entre elas a que imuniza contra a hepatite A, hepatite B, rotavírus. Por isso, os pais devem ir aos postos levando os cartões de vacinação para que sejam atualizados e as crianças fiquem protegidas. Para fazer essa mobilização, o ministro da saúde, Arthur Chioro, vai estar sábado, 8, em Fortaleza, onde fará a abertura da campanha de vacinação, que vai até o dia 28 deste mês. Acompanhado o secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, da secretária de saúde de Fortaleza, Socorro Martins, o ministro fará o lançamento às 8h30, no Centro de Saúde Gothardo Peixoto Figueiredo Lima, na Rua Irmã Bazet,, bairro Damas, ao lado do Imparh. 

AS VACINAS QUE SERÃO ATUALIZADAS DURANTE A CAMPANHA
- Pólio Oral (VOP)- Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba e Varicela)
- Pólio Inativada (VIP)- DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche)
- Pentavalente (DTP + Hib + Hepatite B)- Hepatite B
- Pneumocócica 10 Valente- Rotavírus
- Meningocócica Conjugada C- Hepatite A
- Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba) 
Com a pretensão de levar o maior número de crianças aos postos e deixar em dia o máximo de cartões de vacinação, a campanha neste ano terá dois momentos de mobilização nacional. Assim como no dia 8, todos os municípios brasileiros farão no dia 22 deste mês mobilização, deixando os postos abertos à vacinação.  Na campanha nacional de vacinação, o Ceará deve imunizar 573.429 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade contra a paralisia infantil. A meta é imunizar 95% das crianças na faixa etária, mesmo aquelas que já tenham sido vacinadas. Há 25 anos o Ceará não registra nenhum caso de paralisia infantil. Em relação ao sarampo, como a vacinação foi antecipada por causa do surto da doença, o objetivo da campanha no Estado é atualizar a caderneta de vacinação das crianças de um a cinco anos de idade incompletos.  
Para cumprir a meta de imunização, a Secretaria da Saúde do Estado e as secretarias municipais desaúde terão 1.900 postos fixos e 1.350 postos volantes de vacinação. Estarão envolvidas na campanha 20 mil pessoas e serão utilizados 210 veículos terrestres. Em 2013, o Ceará atingiu cobertura de 98,20%, com imunização contra a poliomielite de 583.341 crianças. Nos anos anteriores, a cobertura chegou a 96,70 em 2010, 98,27% em 2011 e 98,63% em 2012.

O objetivo da campanha é manter elevada cobertura vacinal de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país, garantindo assim a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite. A utilização da vacina poliomielite oral favorece a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. O Ministério da Saúde, no entanto, re comenda a vacina injetável para as crianças acima de 6 meses que estão com o esquema de vacinação atrasado.

Sarampo

Desde fevereiro deste ano – inicialmente em 26 municípios e, a partir de junho, em todo o Estado – o Ceará vacinou contra o sarampo 571.134 crianças. O Ministério da Saúde recomenda uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade. Dos 10 aos 19 anos, devem ser aplicadas duas doses de vacina com o componente sarampo, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Entre os 20 e os 49 anos, a indicação é de uma dose da vacina.

Conforme boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado, o Ceará confirmou, desde o dia 25 de dezembro do ano passado, 503 casos de sarampo em 24 municípios. Nenhum óbito. O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação. Já a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.


Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...