Ironman Fortaleza

No próximo domingo (9), Fortaleza se torna a capital mundial do triathlon com a realização do circuito Ironman, uma das principais disputas esportivas no cenário mundial. Será a segunda etapa do circuito Ironman no Brasil em 2014. Segundo Kal Aragão, organizador do evento na capital cearense, “Por conta de suas praias e paisagens naturais, Fortaleza apresenta um ambiente inspirador aos triatletas de cerca de 40 países que participarão da prova. Além disso, a cidade tem condições climáticas similares às do Havaí, onde acontecerá o Mundial de Ironman 2015, na cidade de Kona”, argumenta. A prova de Fortaleza será uma das etapas classificatórias para o Mundial.
Em todo o mundo, o circuito Ironman conta com mais de 30 competições, e é uma prova mítica pela sua singularidade, representando uma grande conquista para cada triatleta que cruza a sua linha de chegada. Como desafio, a disputa consiste em completar 3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida.
Programação e prova
A programação oficial começa depois de amanhã (5), com a abertura da Expo Ironman. A partir da quinta-feira (6), os atletas poderão retirar o kit no Marina Park Hotel, a partir das 9 horas. Na sexta-feira (7) estão programados os Congressos Técnicos e jantar de massas. No sábado, as principais atividades serão o Bike Check-in e a pintura dos atletas, a partir das 13 horas. Domingo, a prova larga às 5h50 para a categoria Elite e às 6 horas para os atletas Faixa Etária. A premiação será realizada na segunda-feira (10), às 11 horas.
A primeira edição da competição terá um limite técnico de 1.500 atletas e oferecerá prêmio de U$ 75.000 aos atletas profissionais. A prova é classificatória para o Mundial de Ironman 2015 em Kona, Havaí, e disponibilizará 50 vagas aos atletas Faixa Etária. As inscrições para a prova já estão esgotadas.

Percurso
Todas as provas terão como ponto de partida o Marina Park Hotel. A largada da natação será feita na rampa de acesso ao mar, com os atletas nadando no sentido anti-horário, mantendo as boias à esquerda. O primeiro trecho, em direção à primeira boia, terá 1.700 metros. Em seguida, mais 500 metros serão percorridos em uma linha diagonal no sentido à praia até alcançar a segunda boia, onde os atletas farão o retorno e nadarão 1.600 metros ao ponto de largada.
No ciclismo, o percurso será entre Fortaleza e Pindoretama, no Litoral Leste. Saindo do Marina Park, os ciclistas seguirão pela Avenida Beira Mar e cruzarão a cidade num trajeto de 20 km percorrendo avenidas como a Washington Soares até a entrada da CE 040, no Centro das Tapioqueiras (Messejana). A partir desse ponto, os atletas darão duas voltas até o centro de Pindoretama, retornando, ao final, pelo mesmo percurso, ao Marina Park.
A corrida, última etapa da prova, será uma maratona (42,2 km). O percurso será realizado em três voltas percorrendo o Centro da cidade, Avenidas Almirante Barroso e Beira Mar. O percurso inclui também uma volta no Espigão da João Cordeiro, no Aterrinho de Iracema. A chegada acontece no Marina Park Hotel, onde serão conhecidos os campeões do Ironman Brasil Fortaleza 2014.

Trânsito e segurança
Cerca de mil pessoas estão envolvidas na organização do evento, além do apoio da AMC (dentro da cidade) e Polícia Rodoviária (na CE 040, Aquiraz, Eusébio e Pindoretama), para garantir que a realização da prova não atrapalhe o fluxo da cidade e assegurando a segurança dos participantes. Em todas as vias das provas de ciclismo e corrida, os atletas utilizarão sempre a faixa mais a esquerda, próxima ao meio fio. Ela será separada por cones, grades e representantes do evento das outras faixas da via, que estarão livres para o uso da população. Todos os cruzamentos serão fechados nos horários específicos em que os atletas estiverem em suas proximidades. Para garantir o fluxo a todos, AMC está elaborando um plano de desvio, que será divulgado em breve.

Voluntários
Somando-se as distâncias, o Ironman Fortaleza terá um percurso de mais de 200 km e levará muitas horas para ser concluído. Para garantir o sucesso do evento, centenas de voluntários irão trabalhar durante o evento, em todas os setores da prova. O cadastro para voluntários ainda está sendo realizado pelo site oficial do Ironman Fortaleza e todos passarão por treinamentos antes da prova.
O Ironman Brasil Fortaleza é organizado pela Latin Sports e realizado pela Associação Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE). Conta com o patrocínio da Mizuno e apoio do Governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Oakley, Aqua Sphere, Servis Segurança, Gatorade, Dafonte, Indaiá, 3zone e Marina Park Hotel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses