Filosofia

Novembro é o mês de celebração do Dia Mundial de Filosofia, data que foi instituída pela UNESCO com o propósito de expandir a Filosofia e promover valores cívicos e culturais capazes de transformar o indivíduo e a sociedade. Este ano, a Organização Nova Acrópole vai comemorar a data no dia 22 de novembro com o evento "O papel da filosofia na educação: como valores transformam o mundo`. 

A Diretora geral da UNESCO, Irina Bokova, afirma que  ́Ao celebrar o Dia Mundial da Filosofia, a UNESCO se propõe a reafirmar que a filosofia tem o poder de mudar o mundo, pois está dotada desta capacidade de nos transformar, dando maior peso às nossas indignações diante da injustiça, mais lucidez para formular as perguntas que incomodam e mais convicção para defender a dignidade humana. ́

Da mesma forma, o diretor nacional de Nova Acrópole no Brasil, o Prof. Luis Carlos Marques ao falar sobre a escolha de abordar a filosofia na educação, afirma que "educação, para a filosofia, consiste em cultivar no ser humano aquilo que possui de melhor, incliná-lo em direção ao bem. Mais do que passar conhecimentos técnicos, é preciso cultivar valores que ensinem as pessoas a conviver melhor consigo mesmas e em sociedade." 

A exposição que celebra esta data "Da Caverna à Luz do Sol" ilustra o processo de educação por meio de um mito – o famoso Mito da Caverna de Platão. Nele, Platão fala sobre seres humanos que vivem dentro de uma caverna desde crianças, aprisionados com correntes, vendo sombras projetadas na parede e as tomando como realidade. Em um dado momento, um dos prisioneiros percebe que está preso, decide sair e se libertar da caverna. Ao sair, descobre que vivia numa grande ilusão e lá fora, ao ver a luz do sol pela primeira vez, fica maravilhado com o mundo real. Para Platão, o sol representa a ideia do Bem (a ideia das ideias).

Além da exposição que abre para visitação na sede da Nova Acrópole (R. Vicente Leite, 2451, Dionísio Torres) amanhã, das 16 às 22 horas, a programação contará com palestras e apresentações artísticas. 

"O Ideal de Educação na Grécia: Paideia e a Formação Integral do Ser Humano", será o tema da palestra apresentada às 17h, que irá mostrar a visão platônica sobre a educação. Para Platão, a educação deveria ser integral, atender às necessidades do corpo e da alma e despertar no homem o amor pela sabedoria. 

Às 19h, a diretora da Nova Acrópole Fortaleza, Kelly Aguiar, ministra a palestra magna: "O papel da filosofia na educação humana - Como Valores Transformam o Mundo". Ela afirma que para a filosofia, "a educação é mais do que apenas passar conhecimentos técnicos, mas cultivar valores que ensinem as pessoas a conviver melhor consigo mesmas e em sociedade".

O evento será encerrado às 20h30 com coquetel e apresentação da Camerata da Unifor.

Serviço: 

Dia Mundial da Filosofia
Data: sábado, 22/11
Horário: 16h às 22h
Local: Nova Acrópole Fortaleza (R. Vicente Leite, 2451, Dionísio Torres)
Entrada Franca

Mais informações: (85) 3257-2777, 8833-3217 (Tim), 8838-3463 (Oi/Whatsapp), wwww.acropole.org.br ou facebook.com/nafortaleza.

Nova Acrópole é uma instituição de caráter filosófico, cultural e social pautada no voluntariado. Foi fundada em 1957, em Buenos Aires, na Argentina, pelo professor Jorge Angel Livraga Rizzi (1930-1991), historiador e filósofo. Nova Acrópole está presente em mais de 50 países, nos cinco continentes, reunindo milhares de membros e apoiadores. Em Brasília, atua há 20 anos, promovendo eventos culturais e filosóficos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto