Dezenas perdem primeiras provas do Enem 2014 em Fortaleza

Dezenas de alunos em Fortaleza perderam as provas primeiras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 devido aos engarrafamentos formados para os locais de prova. A expectativa foi a falta perto dos 5% dos mais de meio milhão inscritos em Fortaleza.
O Enem 2014 aplica hoje de meio dia às quatro e meia da tarde as provas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Amanhã de meio dia às cinco e meia da tarde as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias e Elaboração da Redação
Mais de 8,7 milhões de pessoas estão inscritas para participar do Enem 2014, que está sendo aplicado hoje e amanhã, em todas as unidades da Federação. As provas são realizadas em 1.752 municípios, totalizando 17.367 locais de aplicação.
Para o ministro da Educação, Henrique Paim, este é um momento muito importante para todos os participantes do Enem. “Cada um tem sua expectativa, cada um tem sua esperança de, a partir desse exame, ter um avanço social pela educação e crescer profissionalmente.” 
Paim também lembra aos candidatos sobre a importância de observar o horário de entrada no local de provas – 12 horas (hora de Brasília) e 11 horas (hora do Ceará) e o início do exame, às 13 horas, também na hora de Brasília (meio dia no Ceará). Levar apenas caneta preta e transparente, documento oficial com foto e cartão de confirmação de inscrição, itens que asseguram o ingresso do estudante na sala de prova.
Regras – É importante que os candidatos estejam atentos às regras do exame. Hoje, os participantes terão quatro horas e 30 minutos para resolver as questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Amanhã, serão cinco horas e 30 minutos para escrever a Redação e resolver as questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e de Matemática e Suas Tecnologias.
Nos dois dias de exame, os participantes devem apresentar documento original com foto, além de levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e o cartão de confirmação de inscrição. 
Entre os materiais não permitidos estão lápis, borracha, lapiseira, caneta de material não transparente, livros e manuais, dispositivos eletrônicos, calculadoras, pen drives, mp3, tablets, relógios ou alarmes e receptores ou transmissores de mensagens. Armas de qualquer espécie (mesmo com documento de porte), óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorros e similares) não serão permitidos nos locais de prova.
Os telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos deverão ser desligados e guardados pelos participantes, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador na porta da sala de aplicação do exame. A embalagem deverá ser lacrada e mantida embaixo da carteira do participante até o final das provas.
A saída definitiva dos locais de prova está autorizada após duas horas do início do exame. 
O atendimento à imprensa e a cobertura jornalística durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, neste sábado, 8, e no domingo, 9, obedecerão a estes procedimentos:
Todas as informações oficiais sobre o Enem de 2014 serão repassadas pelas autoridades do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em Brasília.
Não haverá pessoas credenciadas pelo MEC e pelo Inep nas demais unidades da Federação para prestar informações jornalísticas.
Coordenadores locais de aplicação de provas e fiscais não estarão aptos nem autorizados a dar entrevistas.
Não será permitida, por motivo de segurança, a entrada de equipes de reportagem nos locais de aplicação do exame.
Não serão autorizadas, por motivo de segurança, imagens internas dos locais de prova.
No sábado, 8, ao final do dia, será publicada, nos portais do MEC e do Inep, matéria com balanço do primeiro dia de aplicação do Enem.
No domingo, 9, está prevista entrevista coletiva do ministro da Educação, Henrique Paim, e do presidente do Inep, Chico Soares, em Brasília. Eles farão um balanço, com dados preliminares, dos dois dias de aplicação do exame.
Os gabaritos das provas serão divulgados até quarta-feira, 12, na página do Enem na internet, conforme prevê o edital do exame.
As assessorias de comunicação social do MEC e do Inep trabalharão em regime de plantão durante todo o fim de semana, com atendimento pelos telefones (61) 2022-3660, 2022-3636 e 2022-3630. Também haverá atendimento no endereço eletrônico imprensa@inep.gov.br.
Assessorias de Comunicação Social do MEC e do Inep

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto