Pular para o conteúdo principal

Banhistas

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) estabeleceu um prazo de 60 dias, a contar desta quinta-feira, 13 de novembro, para que as prefeituras de Fortaleza e Paraipaba adotem providências para garantir a segurança de banhistas na orla dos municípios. A prática sem regulamentação ou sem fiscalização de Kitesurf tem sido a causa de acidentes no litoral cearense, conforme apurou o MPF em dois procedimentos sobre o tema instaurados em 2014.
 
O prazo para que os dois municípios adotem medidas legais para regulamentar a prática do esporte foi estabelecido em reunião realizada nesta quinta-feira na sede do MPF/CE. Além de representantes dos municípios e do procurador da República Alexandre Meireles, titular dos procedimentos em tramitação, também esteve presente o comandante da Capitania dos Portos do Ceará Marcelo Campbell Mauad.
 
Alexandre Meireles explica que os procedimentos administrativos foram instaurados depois que o órgão recebeu denúncias de que diversos acidentes estariam ocorrendo nas praias do Futuro (Fortaleza) e da Lagoinha (Paraipaba) envolvendo banhistas e kitesurfistas. Em um dos casos, um menino de 9 anos foi ferido na nuca e nas pernas pela linha de um kite na praia da Lagoinha.
 
Em Fortaleza já existe um decreto de 2007 (Decreto Nº 12.247 de 21 de agosto de 2007) que regulamenta a prática do Kitesurf, mas alterações na norma estão sendo elaborados pela atual gestão municipal com intuito de garantir a efetividade da fiscalização. De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer da cidade, a pasta não tem poder de fiscalização, hoje de responsabilidade das Secretarias Regionais e do Corpo de Bombeiros. Já a Prefeitura de Paraipaba reconhece não haver norma sobre a prática esportiva, mas se compromete a regulamentar o tema.
 
Durante a reunião realizada no MPF, a Capitania dos Portos propôs uma parceria nos moldes das que já existem em outras cidades litorâneas brasileiras para auxiliar as prefeituras na fiscalização do esporte. Outra providência sugerida pelo Capitania e que será prontamente atendia pelo Ministério Público Federal será a convocação de todos os outros municípios do estado para discutir soluções para o problema.
 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...