Acrísio levanta questão da água

Vereador integra a bancada do PT no Legislativo Municipal – Foto: Genilson de Lima
O vereador Acrísio Sena (PT), utilizou seu tempo no grande expediente desta quinta-feira, 13, para destacar a necessidade de criar campanhas educativas para conscientizar a população para o uso racional da água. Segundo o parlamentar, Fortaleza poderá sofrer com falta de água se o consumo não for consciente. 
Acrísio apontou que Fortaleza precisa iniciar campanhas educativas pelo uso racional da água e combate ao desperdício, e lembrou que o que está acontecendo em São Paulo, pode também acontecer na Capital do Ceará. Para o vereador, é necessário uma brusca mudança de hábito e mudança cultural na cidade para que a cidade não sofra por falta de água em um futuro próximo. 
“Cerca de 176 cidades do Ceará, se encontram no estágio de emergência. Cerca 1.100 carros-pipa atendem 122 municípios. O Ceará registrou em 2013 um número elevado de doenças pela contaminação da água que vem dos carros-pipa. Nos últimos 34 anos o Ceará já enfrentou 14 secas”, comentou. 
O vereador destacou que enquanto a sociedade civil e indústria utilizam cerca de um terço da água total no Estado, a agricultura utiliza mais de dois terços, e que é preciso conversar com o Governo do Estado, Cagece e outros órgãos responsáveis para pensar em soluções e alternativas para diminuir o uso excessivo. 
“Acho que o desperdício que existe na indústria e agricultura ainda se deve a falta de novas tecnologias. Portanto, precisamos pensar numa nova cultura, uma cultura que a gente possa trabalhar o reuso da água, evitar o desperdício. Podemos começar com coisas simples como não demorar no banho, manter a torneira fechada e ficar atento a vazamentos. Estamos vivendo uma situação grave no Estado do Ceará”, concluiu.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde