53 projetos culturais contemplados pelo BNB

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) divulga a relação dos 53 projetos culturais que serão apoiados pela Instituição em 2015, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Preferencialmente, eles vão compor a programação dos Centros Culturais Banco do Nordeste de Fortaleza, Cariri e Sousa. Ao todo, receberão R$ 4,5 milhões.
A relação completa está disponível para consulta no portal do BNB (www.bnb.gov.br) ou diretamente no link http://bit.ly/1xyYMfi
Foram contemplados projetos nos segmentos de artes cênicas (teatro, dança, performance, circo); artes visuais (exposição); humanidades (apresentações literárias, publicação de livros de arte e ações de incentivo à leitura); música (erudita e instrumental); e cinema (mostras e festivais). Eles são oriundos de municípios da área de atuação do BNB (Região Nordeste e Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo) e ainda do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Os representantes das propostas aprovadas deverão entrar em contato com o Banco do Nordeste para apresentação da documentação necessária à contratação e liberação do patrocínio, bem como para a negociação dos valores a serem aportados e  contrapartidas oferecidas.
O contato deverá ocorrer através do e-mail patrocinio@bnb.gov.br e/ou dos seguintes telefones: (85) 3299-3301 e (85) 3251-7174.
CearáNo Ceará, um dos contemplados é Almir Mota, diretor da editora Casa da Prosa. Segundo ele, o incentivo financeiro beneficiará Fortaleza, trazendo a cidade para o centro da arte literária nacional. Estudiosos e pesquisadores da literatura participarão do evento.
“Cidades como Rio de Janeiro e Passo Fundo já aderiram à Jornada Literária. A primeira Jornada em Fortaleza será também a primeira da região nordestina e contará com o apoio do BNB. A programação é gratuita, contando com uma rica variedade de conteúdos e interesses. O edital do Banco do Nordeste foi fundamental para  construirmos esse mundo de livro no Ceará”, ressalta.
Já Felipe Araripe, presidente do Instituto 3 Arte, terá o recurso convertido em uma duas apresentações do espetáculo “Sensorial” no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza. “Cerca de 15 pessoas irão participar do espetáculo pelo Grupo Uirapuru, proporcionando uma vivência muito significativa para estes jovens artistas. Parabenizo o Banco do Nordeste pela iniciativa”, reconhece.
O conjunto de ações culturais do Banco do Nordeste está alinhado às políticas públicas e às diretrizes do Governo Federal e enfatiza a democratização, igualdade de oportunidade e acesso do público a bens, produtos e serviços resultantes da implementação dos projetos patrocinados e a transparência na adoção de critérios e métodos de seleção pública para escolha de projetos.
As ações culturais patrocinadas pelo Banco do Nordeste visam a estimular a reflexão e a experiência do público, o compromisso com a sustentabilidade e com a inclusão sociocultural.
(Assessoria de Comunicação do BNB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto