Nobel da Física 2014

O ESTADO DE S. PAULO
07 Outubro 2014 | 08h 21

Segundo comitê do prêmio, o trabalho de Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura trouxe energia mais eficiente e sustentável

ESTOCOLMO - Os cientistas japoneses Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura, este último naturalizado norte-americano, foram agraciados nesta terça-feira, 7, com o Prêmio Nobel de Física 2014 pela invenção do diodo emissor de luz LED, anunciou a Real Academia das Ciências da Suécia.
Segundo o comitê do Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo, a descoberta se inscreve no "espírito de Alfred Nobel" de fazer invenções que geram grande benefício à humanidade. O diodo LED, destacou o comitê, é "uma nova luz para iluminar o mundo", mais eficiente e sustentável com o meio ambiente por economizar energia.
Isamu Akasaki nasceu em 1929 em Chiran, no Japão, e concluiu seu doutorado em 1964 pela Universidade de Nagoia. É catedrático da Universidade Meijo de Nagoia e professor emérito da Universidade de Nagoia.
Jiji Press/AFP e Kyodo News/AP
Os três vencedores do Nobel de Física 2014: da esquerda para a direita, Hiroshi Amano, Shuji Nakamura e Isamu Akasaki
Já Hiroshi Amano nasceu em 1960 em Hamamatsu, no Japão, e defendeu sua tese de doutorado em 1989 também pela Universidade de Nagoia, onde é catedrático.
Por sua vez, Shuji Nakamura nasceu em 1954 em Ikata, no Japão, e se tornou doutor em 1994 pela Universidade de Tokushima. Naturalizado norte-americano, é professor na Universidade da Califórnia.
Em 2013, os ganhadores do Nobel de Física foram o cientista belga François Englert e o britânico Peter Higgs pela descoberta da partícula subatômica conhecida como Bóson de Higgs.
A atual edição do Prêmio Nobel começou nesta segunda-feira, 6, com a concessão do prêmio de Medicina para o norte-americano John O'Keefe e o casal norueguês May-Britt Moser e Edvard Moser, pela descoberta das "células que constituem o sistema de posicionamento do cérebro". Segundo o comitê, os premiados descobriram o "GPS interno" do cérebro, que possibilita a orientação no espaço.
Nesta quarta-feira, 8, serão divulgados os ganhadores do Nobel de Química;, na quinta-feira, 9, o de Literatura; na sexta-feira, 10; o da Paz; e na segunda-feira, 13, o de Economia.
Além do reconhecimento por seus trabalhos, os premiados em cada categoria receberão 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,1 milhão).
A entrega dos prêmios será realizada, como estabelece a tradição, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel, em Estocolmo, para os vencedores das categorias Medicina, Física, Química, Literatura e Economia. O Nobel da Paz será entregue no mesmo dia, mas em Oslo, na Noruega./EFE E REUTERS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto