No TJA

No próximo domingo, 12 de outubro, às quatro da tarde, no Theatro José de Alencar, a Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) promoverá um novo concerto da série Pianíssimo. Desta vez, o evento musical fará uma homenagem ao compositor e maestro cearense Alberto Nepomuceno, que nasceu em Fortaleza, em 6 de julho de 1864, há 150 anos. “Exímio pianista e também organista, Nepomuceno dá ao piano uma relevância central em sua obra, consolidando um legado importante à música de câmara brasileira”, explica Angelita Ribeiro, diretora da APICE e idealizadora do concerto.
A apresentação reunirá músicos estudantes e profissionais em torno da obra do mestre, considerado o “pai do nacionalismo musical” no Brasil. O repertório contempla diversas fases de vida do compositor, valorizando sua obra para música de câmara em formatos e releituras distintos, como piano solo, flauta e piano, canto e piano, violão e canto. O concerto conta com a colaboração e o apoio das escolas de música Centro de Ensino Musical Hulda Lage e Escola de Música Angelita Ribeiro e da professora do bacharelado em piano do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Nelma Dahas. Entre as participações, destacam-se os pianistas Bruno Fragoso, Leonardo Torres e Michelle Lucena, os cantores Daniel Sombra e Liana Fonteles, o flautista Heriberto Porto, o violonista Rodrigo de Castro e alunos da professora Aparecida Silvino.
“O intuito é manter o repertório de Nepomuceno vivo ao público cearense e renovado pelo estudo e pela performance de novos intérpretes”, conclui Angelita.
Serviço – Homenagem a Alberto Nepomuceno (série Pianíssimo)
Data: 12 de outubro (domingo)
Horário: 16 horas
Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Entrada: Franca
Mais informações: (85) 3278-7405 – APICE ou (85) 3101-2583 – Theatro José de Alencar
Sobre a APICE
A Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) é uma associação civil, sem fins lucrativos, com o interesse de promover o estudo, a pesquisa e a prática de atividades relacionadas à música de concerto, com ênfase na formação e divulgação da cultura pianística e de orquestra. Entre seus principais projetos estão o Briançon Tempo de Brasil, o Festival Internacional Violoncelos em Folia e a série de concertos Pianíssimo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto