Hoje na CMFor

Pequeno expediente da sessão desta quarta-feira

GJL_9664

Vereador do PCdoB é o líder do Executivo na CMFor – Foto: Genilson de Lima
O vereador Evaldo Lima (PCdoB) ressaltou que hoje se comemora o Dia Nacional do Livro e destacou o papel dos bibliotecários e editoras na estimulação da leitura. O parlamentar parabenizou personalidades do Ceará que tiveram grande importância na literatura como Raquel de Queiroz, José de Alencar e movimentos literários como a Padaria Espiritual. Ainda sobre o tema, Evaldo destacou também seu projeto de indicação “Passe Livro”, que disponibiliza livros em pequenas estantes colocadas no interior dos ônibus e terminais, que agora aguarda resposta do Executivo para ser sancionada.
Vereador integra a bancada do PROS na CMFor – Foto: Genilson de Lima
O vereador Elpídio Nogueira (PROS) parabenizou a Câmara dos Deputados pela aprovou na noite desta terça-feira (28), a proposta que susta o decreto da presidente Dilma Rousseff (PT) que regulamenta os conselhos populares. Para o vereador essa iniciativa do Governo Federal retorna ao tempo da União Soviética que tira o poder do próprio Governo de fazer sua política.
O decreto 8.243/2014, da presidente Dilma Rousseff, cria a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e diz que o objetivo é “consolidar a participação social como método de governo” que determina aos órgãos governamentais, inclusive as agências de serviços públicos, promover consultas populares.
Vereador é o líder do PTN no Legislativo – Foto: Genilson de Lima
 O vereador Fábio Braga (PTN) enalteceu algumas intervenções que a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) está realizando em Fortaleza, após estudos e pedidos pela população. O parlamentar citou algumas delas como, a transformação em via única de parte da Rua Nereu Ramos, que liga a Godofredo Maciel e Osório de Paiva, no bairro Maraponga. “Essa via estava intransitável, trazendo muito trastorno para a população. Com a intervenção melhorou muito o fluxo”, disse.
Vereador integra a bancada do PT na Câmara Municipal – Foto: Genilson de Lima
O vereador Acrísio Sena (PT) solicitou respostas do Executivo Municipal sobre os requerimentos apresentados pela CMFor. Acrísio apontou que o Legislativo trabalha arduamente na criação de projetos de leis que possam melhorar a vida do fortalezense, porém quando são aprovadas e enviadas para o Executivo, muitos projetos ficam sem respostas e depois de 60 dias são arquivadas. Acrísio Sena apresentou na tribuna projetos de alguns vereadores que foram encaminhados para Prefeitura e que não obtiveram respostas.
Cada um desses projetos é a contribuição que o vereador faz, é uma sugestão para o Executivo e que depende apenas deles em executar o projeto ou não, mas também compete a eles a dar uma satisfação sobre o projeto. Existem projetos que são relevantes para a cidade e você não tem sequer a resposta de um assessor ou de chefe de gabinete”, lamentou.
Vereador integra a bancada do PT na Câmara Municipal – Foto: Genilson de Lima
O vereador Deodato Ramalho (PT) também cobrou melhor relação entre o Executivo e o Legislativo Municipal. De acordo com o parlamentar, esse problema não acontece apenas em Fortaleza, mas no Ceará e na região nordeste do Brasil, e apontou que apenas dois projetos de sua autoria foram sancionadas pelo prefeito.
“É desmoralizante como o Executivo trata o parlamento, é algo inacreditável. E sendo projeto da base aliada ou da oposição, a demora é a mesma”, comentou.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto